Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Existe uma maneira de simplificar o patch?

Vi que nessa aula para fazer o patch pelo postman, é bem mais verboso, existe uma maneira de tornar isso mais simples?

1 resposta
solução!

Olá, Luiz! Entendo que o método PATCH possa parecer um pouco mais verboso, principalmente quando estamos usando o Postman para testar nossa API. No entanto, essa "verbosidade" é na verdade uma característica muito útil do PATCH, já que nos permite especificar exatamente quais campos queremos atualizar.

No exemplo da aula, para atualizar o título do filme, você precisaria enviar um JSON no corpo da requisição PATCH assim:

{
    "op": "replace",
    "path": "/titulo",
    "value": "Avatar"
}

Esse formato é conhecido como JSON Patch e é uma maneira padrão de descrever as alterações que queremos fazer em um documento JSON. Aqui, "op" refere-se à operação que queremos realizar (neste caso, "replace"), "path" é o caminho do campo que queremos atualizar ("/titulo"), e "value" é o novo valor que queremos atribuir a esse campo ("Avatar").

Embora possa parecer mais complicado à primeira vista, esse formato nos dá muita flexibilidade. Por exemplo, se você quisesse atualizar tanto o título quanto o gênero do filme, poderia fazer isso em uma única requisição PATCH, enviando um array de operações, assim:

[
    {
        "op": "replace",
        "path": "/titulo",
        "value": "Avatar"
    },
    {
        "op": "replace",
        "path": "/genero",
        "value": "Ficção Científica"
    }
]

Espero que isso esclareça um pouco a sua dúvida. O método PATCH pode parecer um pouco mais complexo inicialmente, mas ele oferece uma grande flexibilidade para atualizar nossos dados de maneira mais precisa e eficiente. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software