1
resposta

[Dúvida] Exemplo prático sobre o último tópico da seção

  • Compreender que, por ter uma estrutura flexível e funcional, o Scrum Framework pode ser adaptado a diferentes tipos de problemas de negócio. Porém, apenas em projetos em que os requisitos não são plenamente conhecidos ou que podem mudar durante o desenvolvimento do produto.

A respeito desse último tópico, gostaria de obter alguns exemplos e cenários em que o Srum não seria o ideal. Exemplos como, "projetos em que os requisitos não são plenamente conhecidos ou que podem mudar durante o desenvolvimento do produto". Por qual motivo não atendendo essas situações esse framework não é indicado.

1 resposta

O Scrum é um framework de gerenciamento de projetos ágil que é projetado para ser flexível e adaptável. Ele é baseado no conceito de sprints, que são períodos de tempo curtos (geralmente duas semanas) durante os quais a equipe trabalha para concluir um conjunto de tarefas. O Scrum também enfatiza a comunicação e a colaboração entre a equipe e o cliente.

O Scrum é ideal para projetos em que os requisitos não são plenamente conhecidos ou que podem mudar durante o desenvolvimento do produto. Isso ocorre porque o Scrum permite que a equipe ajuste seu plano conforme necessário para atender às necessidades do cliente.

No entanto, o Scrum não é o ideal para todos os projetos. Por exemplo, o Scrum não é ideal para projetos que têm requisitos muito bem definidos ou que não precisam de muita flexibilidade. Além disso, o Scrum pode ser mais difícil de gerenciar do que outros frameworks de gerenciamento de projetos, como o Waterfall.

Aqui estão alguns exemplos de cenários em que o Scrum não seria o ideal:

  • Projetos com requisitos muito bem definidos
  • Projetos que não precisam de muita flexibilidade
  • Projetos que são muito grandes ou complexos
  • Projetos que têm prazos apertados
  • Projetos que têm orçamentos apertados

Se você está considerando usar o Scrum, é importante avaliar se ele é o framework certo para o seu projeto. Você deve considerar os requisitos do projeto, o tamanho e a complexidade do projeto, o prazo e o orçamento do projeto.

Se você não tiver certeza se o Scrum é o framework certo para o seu projeto, você pode consultar um especialista em gerenciamento de projetos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software