Não tenho certeza se entendi bem o que são eventos no Composer, alguém poderia me explicar?
Não tenho certeza se entendi bem o que são eventos no Composer, alguém poderia me explicar?
Ei, Sergio! Tudo bem?
Obrigada por compartilhar sua dúvida com a comunidade.
1️⃣ Visão geral
Eventos no Composer
são como "ganchos" que permitem executar scripts personalizados em momentos específicos do ciclo de vida do gerenciamento de dependências, como antes ou após instalar, ou atualizar pacotes.
Para exemplificar, pense em uma linha de produção: em cada etapa, um gatilho dispara uma ação específica. Por exemplo, antes de pintar um produto, um gatilho pode limpar a superfície; após embalar, outro gatilho gera uma etiqueta. No Composer
, eventos funcionam como esses gatilhos, executando scripts em pontos definidos do processo.
Exemplos de Eventos
pre-install-cmd
: executado antes do comando composer install
.post-install-cmd
: executado após o comando composer install
.pre-update-cmd
: executado antes do comando composer update
.post-update-cmd
: executado após o comando composer update
.2️⃣ Como Usar Eventos
Os eventos e seus scripts
são definidos na seção "scripts" do arquivo composer.json
. Esses scripts podem ser comandos shell, PHP ou chamadas a classes/métodos. Além dos eventos automáticos, você pode criar scripts
personalizados e executá-los manualmente com composer run-script nome-do-script
.
"scripts": {
"pre-install-cmd": "echo 'Preparando instalação...'",
"post-install-cmd": "php artisan optimize",
"custom-script": "php -v"
}
Neste exemplo, antes da instalação, uma mensagem é exibida; após a instalação, o comando php artisan optimize
é executado. O script custom-script
pode ser chamado manualmente com composer run-script custom-script
.
E uma dica é sempre ter a documentação oficial para explorar todos os eventos disponíveis e aprofundar como personalizar scripts.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Até mais, Sergio!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!
Isso ai!