Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Eu quero fazer um jogo em C porem não sei como começar, devo começar por onde?

Tipo devo desenhalo primeiro ou pegar alguma outra base

1 resposta
solução!

Salve Caio!

Temos um longo processo, mas que pode ser bem bacana! Minha sugestão seria :

1- Defina a ideia do jogo: Tenha uma visão clara do tipo de jogo que você deseja criar. Pense em elementos como gênero, mecânicas, história, personagens, objetivos, etc. Isso ajudará a orientar todo o desenvolvimento.

2- Faça um esboço do design: Crie um esboço do design do jogo, incluindo a estrutura geral, as telas principais, os menus e as interações dos jogadores. Isso ajudará a visualizar a aparência e a funcionalidade do jogo.

3- Planeje a estrutura do código: Pense na organização do seu código. Considere a criação de funções para tarefas específicas, como atualização de tela, entrada do jogador, lógica do jogo, etc. Isso facilitará a manutenção e a escalabilidade do seu código. OBS: Se vc nao programa em C, vc pode buscar algum programador parceiro pra fazer junto com vc, ou fazer os cursos de programção C aqui na ALURA! :D

4- Comece com uma parte simples: Ao iniciar o desenvolvimento, escolha uma funcionalidade ou parte simples do jogo para implementar primeiro. Pode ser algo como exibir uma tela inicial, mover um personagem ou lidar com a entrada do jogador. Isso permitirá que você ganhe momentum e aumente gradualmente o jogo.

5- Divida o desenvolvimento em etapas menores: Ao invés de tentar criar todo o jogo de uma vez, divida-o em tarefas menores e mais gerenciáveis. Concentre-se em implementar uma funcionalidade de cada vez, testando e depurando antes de prosseguir para a próxima etapa.

6- Aprenda com exemplos e tutoriais: Procure exemplos de jogos em C e tutoriais disponíveis online. Isso pode ajudá-lo a entender conceitos, técnicas e melhores práticas de programação de jogos.

7- Utilize bibliotecas ou frameworks: Considere o uso de bibliotecas ou frameworks de jogos em C, como a Allegro, a SDL ou a Unity (com o suporte a C#). Essas ferramentas fornecem recursos e funcionalidades prontas para uso, o que pode facilitar o desenvolvimento.

8- Teste e itere: À medida que você implementa funcionalidades, teste o jogo regularmente para identificar bugs e possíveis melhorias. Faça ajustes e itere sobre o seu código para aprimorar a experiência do jogo.

A empreitada pode ser um processo desafiador, mas também muito gratificante. Divirta-se ao longo do processo e não tenha medo de experimentar e aprender com os erros.

Espero ter ajudado!! Grande Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software