Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Estudar ou não front-end?

Estou terminando o segundo semestre de ADS e já tive duas disciplinas de algoritmos, aquele básico do portugol e C para lógica. Estou pensando em entrar no backend com Javascript pra foco no Node. Acontece que vejo muitas vagas que pedem o mínimo da tríade e as vezes até o React do frontend. Vocês acham que devo investir tempo nesse estudo das fundações de front para que possa ter mais sucesso posteriormente ou até em uma vaga mais cedo? Trabalho no setor administrativo e estou tentando uma mudança e crescimento de carreira, num período breve/médio tempo. Desde já, agradeço

1 resposta
solução!

Oi Reubler,

Não existe resposta certa para esta pergunta. Muitas pessoas em transição de carreira escolhem focam exclusivamente no front ou no back para centralizar a atenção e diminuir o escopo de assuntos nesse momento inicial, o que eu acho muito importante; tem também um pouco de gosto pessoal aí também, tem gente que se sente mais feliz com os desafios voltados para o front enquanto outras pessoas são mais atraídas pelos assuntos relacionados ao back e querem se aprofundar neles.

Ao mesmo tempo o JavaScript tem essa particularidade: como é uma linguagem usada em ambos os "lados" é comum que algumas empresas procurem profissionais que possam atuar nos dois. Eu, pessoalmente, acho válido conhecer tanto o funcionamento do back quanto do front (aí pode entrar inclusive o React) mas, pelo menos no primeiro momento, escolher uma trilha e focar nela para se aprofundar. À medida em que você ganha experiência e se desenvolve, o "caminho fullstack" vai ficando mais natural, porque você acaba tendo contato com tudo, e a mudança de contexto vai ficando mais suave.

Novamente, não acho que exista resposta certa para essa pergunta, varia muito da trajetória de cada pessoa e inclusive das vagas que ela se candidata. Se quiser, pode ouvir esse episódio do nosso podcast onde entrevistamos a Shirley, que passou pela transição de carreira para trabalhar como fullstack junior e também este episódio com uma galera fera falando sobre o trampo de fullstack dev. Temos também um artigo com algumas dicas sobre o assunto.

Espero ter ajudado!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!