Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] esta dando erro de não definido a verificação da raquete

https://editor.p5js.org/du_74/sketches/0uC7pSd2f
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 3;
let velocidadeYBolinha = 3;
//variaveis da raquete

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();


}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  //yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
function mostraRaquete(){
rect (xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento){ 
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}    



}







}
1 resposta
solução!

Olá Eduardo, tudo bem?

Para solucionarmos o erro devemos fazer uma pequena alteração, nas duas últimas funções há uma chaves a mais, devemos apagar o último “}” e colocar entre as duas funções “movimentaMinhaRaquete()” e “verificaColisaoRaquete()” como exemplificado no trecho abaixo:

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}  // adicionar essa nova chaves

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento){ 
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
} 

/* } apagar essa chaves */   

Seu código completo fica assim:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete()
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
function mostraRaquete(){
rect (xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;

    }
}
function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

Espero ter ajudado!

Conte sempre com o fórum da comunidade alura

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!