Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Envio do back para o git

Olá, bom dia.

Me surgiu uma dúvida sobre a 2ª parte (node) do curso de FullStack que estou iniciando. Sou novo codando com 2 áreas ao mesmo tempo (Front e Back) e não sei como proceder. Caso o professor Bernardo fale algo ou ensine durante o curso, desculpem-me me adiantar, pois estou no inicio ainda e surgiu está dúvida já. rsrs

Como devo proceder com o "novo projeto" do back-end pensando no primeiro projeto que foi o front-end em questão do GIT? Pois um é "complemento" do outro e o front, eu já criei um repositório e tudo mais. O professor Bernardo criou um projeto novo, salvando localmente em outro local, tendo nada haver com o front-end. Como irei "uni-los" para jogar ao Git? Ou isso não é feito e cada um terá seu repositório?

Dúvida pode ser besta, mas eu só mexi com o Front-End até então, então não sei como ficaria o repositório do git com as 2 áreas juntas nem como ficaria a disposições dos arquivos e pastas na organização.

Desde já, agradeço.

2 respostas

Oi Rossan, tudo bem?

sua dúvida é muito comum pra quem ta começando. Mas em resumo são 2 projetos separados mesmo e cada um terá o seu próprio repositório no github. Assim eles conseguem evoluir independentemente um do outro e fica mais simples a gestão de cada projeto individualmente.

Mesmo pq, imagina que no futuro teremos tbm uma aplicação mobile recebendo informações desse mesmo back-end. Seria muito pouco prático ter o código do backend, front-end e Mobile tudo junto no mesmo repo. mesmo pq o fluxo de deploy de cada um desses projetos é diferente. Por exemplo, no back poderiamos ter uma interação e deploy na amazon, no mobile isso seria feito através das lojas de app, como google e Apple e no front podemos usar uma vercel da vida ou outros serviços da AWS especificos pra front-end

solução!

Olá Rossan! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Organizar um projeto com frontend e backend no mesmo repositório no GitHub pode ser uma tarefa desafiadora, mas há algumas práticas recomendadas que podem ajudá-lo a manter tudo organizado e fácil de gerenciar. Aqui estão algumas sugestões:

1) Crie uma estrutura de diretórios clara: Organize os arquivos do seu projeto em diretórios separados, um para o frontend e outro para o backend. Essa estrutura pode parecer com isso:

meu-projeto/
  backend/
    manage.py
    myapp/
      views.py
      models.py
      ...
  frontend/
    index.html
    styles.css
    scripts.js
    ...

2) Use submódulos: Uma opção para manter os diretórios do frontend e do backend separados é utilizar submódulos no Git. Dessa forma, você pode ter um repositório separado para o frontend e outro para o backend, mas ainda assim mantê-los em um único repositório pai. Você pode ler mais sobre submódulos do Git na documentação oficial do Git.

3) Crie um arquivo README: Escreva um arquivo README na raiz do seu repositório que descreva o projeto, seus requisitos e como executá-lo. Certifique-se de incluir instruções claras para configurar e executar tanto o frontend quanto o backend.

4) Use branches: Use branches do Git para separar o desenvolvimento do frontend e do backend. Por exemplo, você pode ter um branch frontend onde todos os desenvolvimentos relacionados ao frontend são feitos, e um branch backend para o desenvolvimento relacionado ao backend. Certifique-se de mesclar as alterações em um branch para o outro quando for necessário.

5) Use gitignore: Crie um arquivo .gitignore para evitar que arquivos desnecessários sejam incluídos no repositório. Por exemplo, você pode querer ignorar arquivos de compilação do frontend ou arquivos de banco de dados do backend.

Essas são algumas das práticas recomendadas para organizar um projeto com frontend e backend no mesmo repositório no GitHub.

Se você estiver interessado em entender um pouco mais sobre Git e Github, acesse alguns de nossos conteúdos sobre essa temática:

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!