Olá, estou desenvolvendo uma API referente ao quarto challenge da Alura. Em uma das tarefas precisamos implementar uma requisição do tipo GET com o parâmetro da descrição, esse parâmetro não é obrigatório, ou seja, se não existir parâmetro a API deve buscar todas as informações (Essa parte consegui implementar).
Estou tentando adicionar a opção para um segundo parâmetro, fazendo uma busca também por categoria. Os parâmetros também não devem ser obrigatórios, utilizei até da anotação @RequestParam(required = false) tanto em descrição, quanto categoria. Mas, ao tentar realizar o teste pelo insomnia passando somente a descrição, recebo um NullPointerException por causa da categoria.
Obs: Ao passar a categoria e deixar sem a descrição, a API consegue fazer a requisição.
Segue o código: Controller ->
Service -> Nesta parte, verifiquei que mesmo com a anotação, o parâmetro de categoria está como NotNull mesmo com required = false
Repository ->
Se puderem me auxiliar, agradeço. Repositório do GitHub -> https://github.com/gentilsilva/alura-budgetControlAPI