Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre a qualidade dos cursos da Alura

Quero compartilhar um pouco da minha história. Desde criança sempre gostei de tecnologia, mas nunca consegui fazer faculdade. Na minha juventude eu também não era muito dedicado aos estudos, e sempre tive a necessidade de trabalhar para ganhar meu próprio dinheiro. O tempo foi passando, os estudos ficaram de lado, e a vida seguiu.

Nesses últimos 13 meses trabalhei muito, me dediquei, e consegui realizar algumas coisas importantes. Trabalhei como saqueiro e motorista de caminhão — não é um serviço leve, mas tenho orgulho disso. Foi esse trabalho, e pessoas que me ajudaram no caminho, que me permitiram estar aqui hoje, escrevendo estas palavras.

Acredito que não só eu, mas muitas pessoas que se matriculam na Alura, também têm histórias de superação. Tem gente que pega ônibus cedo, enfrenta frio, calor, cansaço, tudo para conseguir o dinheiro para estudar. Independente do caminho, fácil ou difícil, todos chegamos aqui com o mesmo propósito: aprender.

Por isso, sinto que alguns cursos da Alura — incluindo este — estão deixando a desejar. A proposta da escola é entregar profundidade, estrutura e qualidade. Mas, em certas aulas, parece que falta revisão, padrão, metodologia clara. São aulas gravadas, mas muitas vezes passam a impressão de que apenas gravaram, colocaram um título, subiram o vídeo e pronto. Isso frustra quem investiu tempo, esforço e dinheiro para estar aqui.

Este é um desabafo sincero. O dinheiro que investi na escola não foi fácil de ganhar — foi trabalhado, conquistado com esforço. Vou continuar estudando, absorvendo ao máximo, porque tenho meus objetivos, mas peço que a Alura cumpra aquilo que promete. A comunidade agradece, e o mundo da tecnologia também.

Deixo aqui um abraço de alguém que torce pelo bem de todos. Acredito na Alura, acredito no projeto, e sei que pode alcançar e transformar muitas vidas. Só peço que, ao entregar um curso, pensem também nas histórias e nas lutas de cada aluno. Porque, no fim das contas, sem os alunos, a Alura não existiria.

3 respostas
solução!

Olá, Renan. Tudo bem?

Sou o Lucas, atualmente coordeno as carreiras e de Inteligência Artificial e Python na Alura. Também sou instrutor de alguns cursos por aqui, como o curso de Pensamento Computacional que está na base das carreiras de Backend e IA.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer de forma sincera por você ter compartilhado sua história. Seu relato não é apenas comovente, ele é representativo de muitas pessoas que chegam até a Alura movidas por esforço, coragem e o desejo real de transformação. Histórias como a sua dão sentido ao nosso trabalho e nos lembram por que educação não pode ser tratada de forma superficial.

Você está absolutamente certo quando diz que, independentemente do caminho, todos chegam aqui com o mesmo objetivo: aprender e mudar de vida. E é exatamente por isso que seu desabafo é tão importante. Ele não é apenas uma crítica, é um alerta necessário para que possamos evoluir e proporcionar aos nossos alunos uma experiência educacional transformadora e de impacto.

Como trabalhamos com um time grande e diverso de instrutores com perfis fortemente técnicos e atuação direta no mercado, é natural que existam diferenças de estilo, abordagem e foco entre cursos. Nosso compromisso é que, independentemente dessas diferenças, a experiência de aprendizado seja sempre clara, estruturada e consistente. Sempre que identificamos oportunidades de aprimoramento em padronização, abordagem didática ou profundidade, tratamos isso como parte natural da evolução contínua dos nossos conteúdos.

Esse é exatamente o momento em que entramos em ação: avaliamos, refinamos e buscamos elevar o nível de entrega para garantir que o curso esteja alinhado com o que acreditamos como experiência ideal de aprendizado.

Por isso, compartilho contigo em primeira mão: já estou analisando diretamente esse curso e iniciaremos o processo de reelaboração com uma nova pessoa instrutora, seguindo a nossa abordagem didática. O objetivo é explorar esse tema com organização, clareza e consistência, respeitando o tempo, o esforço e a expectativa de quem estuda conosco.

Quero reforçar também algo muito importante: o investimento que você faz, não apenas financeiro, mas emocional e de vida, é legítimo e levado muito a sério por nós. Cada curso precisa honrar a confiança de quem está do outro lado da tela. Quando isso não acontece, agimos rapidamente na correção.

Agradeço muito a forma como você trouxe seu posicionamento. Esse tipo de feedback não só é bem-vindo como nos ajuda a fazer melhor.

Seguimos trabalhando para que a Alura esteja cada vez mais à altura das histórias que chegam até nós, histórias como a sua.

Seguimos juntos na sua jornada.

Conte com a gente.

Sigo à disposição por aqui.

Agradeço pela resposta e fico feliz que existe um trabalho de avaliação consistente por parte da escola estou aqui para estudar e claro sempre quero poder ajudar.

Olá, comunidade.

Concordo com o ponto levantado pelo Renan. Até o momento, não estou tendo uma experiência satisfatória com a formação de carreira “Especialista em IA”. Quando assinei a Alura, minha intenção era contar com uma formação completa, que me permitisse estudar tudo em um só lugar, sem precisar buscar cursos complementares em outras plataformas.

Infelizmente, não é isso que estou sentindo. Percebo que o conteúdo apresentado até agora está um pouco superficial, e não me sinto preparado para o mercado, que está cada vez mais exigente.

Espero que isso possa ser aprimorado ao longo do curso, pois acredito muito no potencial da plataforma.