1
resposta

[Dúvida] [DÚVIDA] Diferença entre "@use './styles/abstract/mixins'" para " @use '../abstract/mixins';"

Olá pessoal,

Acabei ontem a aula de 'Variáveis, Partial e mixin', fechei o projeto ontem, e quando fui abrir hoje, ele ficou dando erro, dizendo que não estava conseguindo localizar os " @use '/styles/abstract/variaveis'; ". Eu estava seguindo os passos corretamente, incluindo no local certo, ele encontrava, fazendo a busca digitando o "./", e indicando as pastas, mas não ia de jeito nenhum.

Então, eu abri o projeto no GitHub do professor, e copiei o código dele e funcionou. Eu queria saber, o porque poderia estar acontecendo isso, e qual a diferença dos dos abaixo:

@use './styles/abstract/mixins'; = Esse eu que inclui manualmente, e não funcionou. @use '../abstract/mixins'; = Esse eu copiei do código do professor, e funcionou.!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Filipe, como vai?

Essa questão está relacionada à forma como os caminhos de arquivos são interpretados no SCSS, especificamente em relação ao uso de caminhos relativos.

Quando você utiliza @use './styles/abstract/mixins';, o caminho é considerado relativo ao arquivo SCSS que está fazendo a importação. O ./ indica o diretório atual, e o compilador vai tentar localizar o arquivo a partir dessa referência. No entanto, o erro está indicando que ele não conseguiu encontrar o arquivo nessa localização específica.

Já no código do professor, ele usa @use '../abstract/mixins';, onde o .. indica o diretório pai (ou seja, um nível acima do diretório atual). Esse caminho pode ser necessário dependendo de onde o arquivo que faz a importação está localizado em relação à pasta onde os mixins estão armazenados.

O motivo de o código do professor ter funcionado pode estar justamente nessa diferença de localização dos arquivos. Se o arquivo que faz a importação está em uma pasta diferente, como dentro de uma subpasta de components, o caminho ../abstract/mixins volta um nível na estrutura de diretórios, localizando o arquivo corretamente.

Exemplo para ilustrar:

• Se o arquivo que faz a importação está em components/_nosso-espaco.scss, o caminho ../abstract/mixins funciona porque ele sobe um nível para fora de components e encontra abstract/mixins dentro da pasta styles.
  • Se você usar ./styles/abstract/mixins, ele procuraria dentro de components/styles/abstract/mixins, o que pode não existir, gerando o erro.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado