1
resposta

[Dúvida] Duvida

Antes da aula do MERGE, eu realizei algumas anotações e com exemplos, alguem poderia validar se está tudo certinho? Sou bem metodico kkkk, gostaria de saber se fiz tudo certinho e se faltou alguma coisa que eu poderia complementar, ou eu anotei/entendi alguma coisa errada:

Para clonar o projeto na máquina: 1° Ir no Projeto; 2° Clicar em CODE; 3° no HTTPS, clicar no botão de copiar; 4° Abrir o CMD; 5° escolher a pasta que gostaria de baixar o Projet; 6° digitar GIT CLONE (aqui o que foi copiado); OBS. Podemos realizar uma validação do que foi mexido no Projeto, utilizando a linha de comando: CD (a pasta que se encontra o arquivo) GIT LOG - esse comando informa quem mexeu no projeto. GIT LOG --oneline (é um comando que usamos para ver os LOG em uma linha)

Para pegar uma versão atualizada do Projeto pelo CMD: 1° Ir no Projeto; 2° Clicar em CODE; 3° no HTTPS, clicar no botão de copiar; 4° Abrir o CMD; 5° Executamos o GIT PULL (linha de comando que valida se teve alguma atualização) OBS. é uma atualização do projeto, ou seja, não puxamos o Projeto inteiro

Para mandar uma alteração do Projeto da sua máquina para o GitHub: 1° realizar a modificação do seu Projeto; 2° ir no terminal (tem como ir no terminal do VSCode, basta clicar em CTRL + J); 3° damos um GIT STATUS (no prompt de comando - CMD) para validar qualquer alteração e todo status do projeto; 4° para subir essa alteração do projeto damos o GIT COMMIT mandando apenas o arquivo que teve alteração identificada no GIT STATUS, no caso do curso da Alura iremos realizar o COMMIT no GIT COMMIT index.html, pois foi colocado a linha do JavaScript (03-Trabalhando Localmente - aula 03 Git Status, commit e push). 5° para colocar uma mensagem nesse GIT COMMIT é só colocar o -m "AQUI A MENSAGEM". 6° o GIT PUSH vai ser a maneira como eu vou empurrar todos os COMMITs realizados na máquina LOCAL para o GITHUB (para deixar o mais atualizado, ou seja, a origem vai estar igual á sua máquina local). 7° GIT RESTORE é uma forma de voltar para um determinado momento da nossa aplicação (pegando o ID que aparece antes do nome da alteração) Formato: git restore --source (numero da branch que vc quer voltar ou que foi commitada antes)

Aprendendo a usar o GIT ADD: 1° Quando usamos qualquer comando utilizando o PONTO, exemplo (GIT ADD .) nos estaremos adicionando todos os arquivos, utilizar o PONTO tira o filtro. FORMATO: git add (o que vc vai adicionar) Como foi mostrado em aula: 1° usamos o GIT ADD . 2° usamos o GIT COMMIT -m "Criando uma pagina CONTATO" 3° usamos o GIT PUSH 4° validamos se a nova pasta foi criada no GitHub

Criar uma BRANCH: 1° no Prompt iremos digitar GIT CHECKOUT -b; Formato: git checkout -b (nome da BRANCH). OBS. ao executar o comando de criar um BRANCH nova, estaremos dentro dela, caso o DEV queira acessar a BRANCH do master ou até mesmo trocar para alguma outra, iremos usar o comando abaixo: Formato: git switch (a BRANCH que vc quer entrar) 2° Fizemos uma alteração na BRANCH de desenvolvimento, como foi mostrado em aula: 1° usamos o GIT ADD . 2° usamos o GIT COMMIT -m "Adicionando o e-mail de contato" 3° usamos o GIT PUSH ORIGIN desenvolvimento (iremos dar um PUSH da alteração para a ORIGEM desenvolvimento e não mais para o main)

1 resposta

Olá Gabriel! Fico feliz em ver que você está sendo metódico em relação ao uso do Git e GitHub. Realmente é uma ótima prática para garantir que tudo esteja organizado e funcionando corretamente. Quanto às suas anotações, elas estão bem completas e detalhadas. Parabéns!

Apenas uma observação: no passo 5 para clonar o projeto na máquina, você mencionou "escolher a pasta que gostaria de baixar o Projeto", mas é importante lembrar que o comando "git clone" já cria uma pasta com o nome do projeto automaticamente. Então, você pode escolher a pasta principal em que deseja que o projeto seja baixado, mas não precisa criar uma pasta específica para ele.

Fora isso, suas anotações estão muito boas e cobrem todos os passos importantes para clonar, atualizar e enviar alterações para o GitHub. Continue assim!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software