2
respostas

Duvida de projeto

Bom dia! Estou desenvolvendo uma automação de RPA utilizando a biblioteca Puppeteer. Para a orquestração, pretendo utilizar o n8n (ou se tiver outras ferramentas poderia me ajudar ? ), focando no agendamento dos processos e no monitoramento de logs de erro. Como a aplicação rodará em ambiente Linux Ubuntu (Headless), gostaria de sugestões sobre como estruturar o dashboard de acompanhamento e a gestão de logs em produção. Gostaria de utilizar o banco de dados mysql.
Poderiam me orientar sobre as melhores práticas para esse cenário ?

2 respostas

Oi, Thiago! Como vai?

Com base no que você explicou, para um cenário de RPA em Linux Ubuntu headless, o direcionamento mais indicado é:

• Orquestração: o n8n atende bem para agendamento, reexecução e alertas. Se o fluxo crescer muito, o Apache Airflow é uma opção mais robusta.
  • Automação: manter o Puppeteer para RPA faz sentido. Para testes E2E, mantenha o Playwright separado do fluxo de RPA.
  • Logs: centralize os logs da automação em arquivos e utilize uma solução de observabilidade para facilitar buscas e análise de falhas.
  • Dashboard: use uma ferramenta de monitoramento para acompanhar execuções, falhas e tempo de processamento.
  • Banco de dados: o MySQL pode armazenar histórico de execuções, status e mensagens de erro, evitando dependência apenas de arquivos de log.

Pontos importantes:

• Separe automação, orquestração e monitoramento.
  • Padronize logs para facilitar consultas.
  • Configure alertas para falhas críticas e execuções fora do esperado.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Bom dia,
como ficaria se quisesse utilizar uma IA para tomada de decisão, temos algum curso para nos auxiliar, ou qual caminho deveria tomar ?