1
resposta

Duvida de projeto

Bom dia! Estou desenvolvendo uma automação de RPA utilizando a biblioteca Puppeteer. Para a orquestração, pretendo utilizar o n8n (ou se tiver outras ferramentas poderia me ajudar ? ), focando no agendamento dos processos e no monitoramento de logs de erro. Como a aplicação rodará em ambiente Linux Ubuntu (Headless), gostaria de sugestões sobre como estruturar o dashboard de acompanhamento e a gestão de logs em produção. Gostaria de utilizar o banco de dados mysql.
Poderiam me orientar sobre as melhores práticas para esse cenário ?

1 resposta

Oi, Thiago! Como vai?

Com base no que você explicou, para um cenário de RPA em Linux Ubuntu headless, o direcionamento mais indicado é:

• Orquestração: o n8n atende bem para agendamento, reexecução e alertas. Se o fluxo crescer muito, o Apache Airflow é uma opção mais robusta.
  • Automação: manter o Puppeteer para RPA faz sentido. Para testes E2E, mantenha o Playwright separado do fluxo de RPA.
  • Logs: centralize os logs da automação em arquivos e utilize uma solução de observabilidade para facilitar buscas e análise de falhas.
  • Dashboard: use uma ferramenta de monitoramento para acompanhar execuções, falhas e tempo de processamento.
  • Banco de dados: o MySQL pode armazenar histórico de execuções, status e mensagens de erro, evitando dependência apenas de arquivos de log.

Pontos importantes:

• Separe automação, orquestração e monitoramento.
  • Padronize logs para facilitar consultas.
  • Configure alertas para falhas críticas e execuções fora do esperado.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado