Olá! Entendo a sua preocupação em proteger os dados dos usuários, especialmente em um cenário com muitos usuários como o Facebook. No entanto, em testes de automação, geralmente não é necessário nem recomendado armazenar todos os dados dos usuários no arquivo cypress.env.json
.
Normalmente, você deve ter um conjunto limitado de usuários de teste com diferentes níveis de acesso e permissões para cobrir todos os cenários de teste. Esses usuários de teste e suas informações são os que você armazenaria no arquivo cypress.env.json
.
Quanto à sua preocupação sobre a verificação dos dados e a proteção das informações sem incluir o nome do usuário na URL, o Cypress oferece várias maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode usar a função cy.request()
para fazer uma solicitação HTTP diretamente em seus testes.
Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
cy.request({
method: 'POST',
url: 'http://localhost:3000/user/login',
body: {
userName: Cypress.env('userName'),
password: Cypress.env('password')
}
}).then((response) => {
expect(response.status).to.be.equal(200)
expect(response.body).to.have.property('id')
expect(response.body.id).to.be.equal(4)
})
Neste exemplo, estamos fazendo uma solicitação POST para a URL de login e passando as informações do usuário (nome do usuário e senha) no corpo da solicitação. Estamos então verificando a resposta para garantir que o status seja 200 (indicando sucesso) e que o corpo da resposta contenha um ID de usuário.
Lembre-se, o exemplo acima é uma maneira de fazer isso, mas dependendo do seu caso de teste específico, você pode precisar ajustá-lo de acordo.
Espero ter ajudado e bons estudos!