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[Dúvida] Como usar o gamepad(joystick)/keyboard no UI (menu)

Como faço para usar o joystick e o teclado no menu?

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Oi Renan,

Para usar o joystick e o teclado no menu da Unity, você precisa configurar o sistema de Input da Unity para reconhecer os comandos do joystick e do teclado e mapeá-los para a navegação na sua interface de usuário (UI).

  1. Input System: Certifique-se de que o Input System da Unity está instalado e configurado no seu projeto. Você pode fazer isso através do Package Manager.
  2. Event System: Verifique se você tem um objeto EventSystem na sua cena. Ele é essencial para o funcionamento da UI.
  3. Navigation: Nos seus botões e elementos interativos do menu, configure a propriedade "Navigation" para "Automatic" ou "Explicit". Se usar "Explicit", você precisará definir manualmente qual elemento será selecionado ao pressionar as setas ou o direcional do joystick.
  4. Input Actions: Crie Input Actions para os comandos de navegação (cima, baixo, esquerda, direita, selecionar). Mapeie esses actions para os botões do joystick e as teclas do teclado desejadas.
  5. UI Navigation: Use o método Select() do EventSystem.current para selecionar o primeiro elemento do menu quando ele for ativado. Use o EventSystem.current.SetSelectedGameObject() para selecionar um elemento específico.

Exemplo Prático:

using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.InputSystem;

public class MenuController : MonoBehaviour
{
    public GameObject primeiroBotao;
    public InputActionAsset inputActions;
    private InputAction _navegar;

    void Start()
    {
        _navegar = inputActions.FindAction("Navegar");
        _navegar.Enable();
        EventSystem.current.SetSelectedGameObject(primeiroBotao);
    }

    void Update()
    {
        if (_navegar.triggered)
        {
            // Lógica para navegar entre os elementos do menu
            // Exemplo:
            // if (_navegar.ReadValue<Vector2>().y > 0) { // Cima }
            // if (_navegar.ReadValue<Vector2>().y < 0) { // Baixo }
            // if (_navegar.ReadValue<Vector2>().x > 0) { // Direita }
            // if (_navegar.ReadValue<Vector2>().x < 0) { // Esquerda }
        }
    }
}

Para saber mais: Input System

💪 👍 🤔 Continue praticando e explorando as possibilidades!

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