Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como sumir com o texto do placeholder, ao clicar?

print da tela onde mostra a barra de input de textoMinha dúvida é: como sumir com o ícone e 'cadastre seu e-mail' do placeholder, ao clique do mouse? Porque quando clico ele apenas some quando eu digito a primeiro tecla. Gostaria que ele já ficasse vazio assim que clico na barra para adicionar meu e-mail. Já tentei com as pseudoclasses e active, mas nada dá certo. Tem como fazer isso? Alguém pode me ajudar?

Obrigada!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Você está tentando usar só Css para isso, você poderia considerar o uso do javascript para fazer tal ação.

por exemplo pegue o item de cadastre-seu e-mail com Javascript:

// Considere que você tenha classes css especificas para cada item

const cadastreSeuEmail = document.querySelector('.cadastre-seu-email');
const mensagemIcone = document.querySelector('.mensagemIcone')

cadastreSeuEmail.addEventListenner('click', function() {  // assim que receber um clique no item ele executa a função.

cadastreSeuEmail.placeholder = "" //atribui uma string vazia para o placeholder.
    mensagemIcone.display = 'none' // muda o display css da imagem cujo o ícone da mensagem se encontra.
})
solução!

Boa Tarde Leticia! Você pode usar o CSS para fazer tal ação, use a seguinte propriedade:

.email:focus::placeholder {
    color: transparent;
}

Utilizando a propriedade "focus" você está definindo o que irá acontecer com o seu elemento quando ele está em foco, ou seja, quando se clica no campo do e-mail. No exemplo acima, foi definido o que iria acontecer com o "placeholder" do seu campo de texto quando ele estiver em foco, e o que foi definido foi que a cor do texto do placeholder seja transparente. Espero que essa informação seja útil. Se caso essa publicação tenha te ajudado, por favor marcar como solucionado. Forte abraço e bons estudos!

Nossa obrigada pelas ajudas!

O javascript pareceu um pouco complicado pra mim porque não começei a estudar ele ainda, mas agradeço!

Testei o focus e deu certo! Muito obrigada! Ficou assim:

.email__cadastro:focus::placeholder {
    color: transparent;
    background: transparent; 
}

Adicionei o transparente no backgroud tbm e sumiu o ícone também! Agora quando clico ele já fica vazio:

print da tela mostrando a barra de pesquisa vazia ao clicar

Valeu mesmo :)