Olá, Leonardo. Tudo bem?
O paradigma de programação escolhido vai depender das características de cada problema. Alguns problemas são mais fáceis de se resolver com orientação a objetos, outros com programação procedural. As próprias linguagens de programação as vezes suportam mais de um paradigma.
Um paradigma é um modelo que define diferentes características, padrões, e estilos com o propósito de sanar um problema em particular. Desse modo, para escolher o melhor paradigma, é necessário entender as particularidades de cada um, para assim ser possível avaliar qual o mais adequado para solucionar cada problema.
Na programação procedural (as vezes chamada de programação estruturada) o código vai seguir uma sequência de instruções, ou seja, existe um padrão sequencial que define o passo a passo do que deve ser feito. É comum que blocos de lógica de código sejam agrupados em funções. Assim alguns dos principais aspectos da programação procedural são:
- É excelente para programação de propósito geral.
- Os códigos são mais simples.
- Graças as funções, trechos de código podem ser reutilizados em diferentes partes do programa, sem a necessidade de duplicação de código.
- A lógica do código segue uma abordagem top-down (de cima para baixo).
Já a programação orientada a objetos representa as entidades do mundo real por meio de classes. Cada instância de uma classe é chamada de objeto, onde estão encapsulados estados e comportamentos. É normalmente utilizada na solução de problemas mais robustos. Dessa forma, suas principais características são:
- Os detalhes de implementação são "escondidos" dentro das classes por meio do Encapsulamento.
- Uma classe pode derivar de outra através da Herança.
- Métodos com o mesmo nome podem ter diferentes comportamentos utilizando o Polimorfismo.
Existem outros paradigmas além desses dois, como por exemplo, a programação funcional e a programação lógica.
Não existe um paradigma que seja o melhor para resolver todos os problemas. Assim, sempre é necessário analisar qual o mais apropriado para cada problema em particular.
Caso queira se aprofundar mais no assunto, deixo como recomendação um artigo da Alura que traz uma análise das diferenças entre a programação orientada a objetos e a programação estruturada, e também detalha as características da programação orientada a objetos.
Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida estou a disposição.
Abraços. Bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!