Olá, Eu construi uma imagem própria que não disponibilizei no docker-hub. Como faço para criar um pod utilizando essa imagem?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Eu construi uma imagem própria que não disponibilizei no docker-hub. Como faço para criar um pod utilizando essa imagem?
Olá Thales.
Tudo bem?
Se você tem uma imagem Docker local e quer utilizá-la em um pod no Kubernetes, você precisa primeiro garantir que o seu cluster Kubernetes possa acessar essa imagem. Aqui estão os passos que você pode seguir:
Primeiro, você precisa carregar a imagem Docker em cada nó do seu cluster Kubernetes. Você pode fazer isso usando o comando docker load ou docker pull, dependendo de como você tem a imagem disponível.
Em seguida, quando você cria a especificação do pod, você pode usar o nome da imagem localmente carregada. Por exemplo, se você carregou a imagem como minha-imagem:versao1, então na especificação do pod, você pode usar:
apiVersion: v1
kind: Pod
metadata:
name: meu-pod
spec:
containers:
- name: meu-container
image: minha-imagem:versao1
Porém, é importante lembrar que essa abordagem tem uma limitação. Se você adicionar um novo nó ao seu cluster, terá que carregar a imagem manualmente para esse novo nó também, pois o Kubernetes não fará isso automaticamente.
Uma alternativa seria configurar um registro Docker privado. Dessa forma, você pode enviar a sua imagem para este registro privado e o Kubernetes poderá buscar a imagem de lá, assim como faz com imagens do Docker Hub.
Lembrando que esse é só um exemplo básico.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.