Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Duvida com float

Saldações

Para ser sincero, fiquei com dúvidas nas variáveis... Fiquei anos, (na verdade décadas) sem programar e estou voltando agora... Programava em VB...

Estava acostumado a entender as variáveis como na tabela abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ocorre que no java não encontrei uma tabela assim, que mostra o nome da variável, tamanho, intervalo e uma breve descrição... Se alguem puder indicar agradeço.

Em relação à dúvida, quando declaro uma variável o java apresenta erro (como se o valor armazenado fosse incompatível), mas quando eu faço o casting e printo o resultado o console exibe o número correto - como no exercício.

É isso que não entendi, se é incompatível porque o java exibe o valor só depois de fazer o casting ?

[]s

Giroto

5 respostas

Oie Claudio, tudo bem?

Não consegui entender muito bem sua dúvida quanto ao uso do tipo "float", se puder detalhar mais um pouco, mandar o código e o erro por aqui, isso iria ajudar muito.

Quanto a tabela, eu consegui achar uma nesse site aqu.

Aguardo seu retorno :)

Ola Claudio,

tudo bom?

Para especificar o tipo float no java é necessario colocar no final do valor "f" ou "F", sem isso é um double.

Exemplo:

float numero = 10.50f;

Tabela de tipos primitvos: http://www.universidadejava.com.br/materiais/java-tipos-primitivos/

Ola pessoal, boa tarde

Gostaria de agradecer tanto a Igor quanto a Jonatas - é exatamente o que queria...

Achei estranho a necessidade de se colocar o f/F no final do valor para determinar que seja float. Acredito que no início da declaração já seria suficiente, pois já especifica o tipo.

Quando não se lococa o java apresenta erro (mesmo sendo o valor compatível com a variável), fazendo o casting o erro cessa.

Essa é minha dúvida, não achei sentido em ter que confirmar que o valor da variável é float - digo confirmar pois já informei o tipo de variável no início da declaração...

Acredito que se o valor da variável for compatível com o tipo não deveria ser necessário esse chasting.

Abraços

Claudio Giroto

solução!

Opa Claudio,

De nada.

O que acontece é que no Java ele pega o que esta a direita do "=" primeiro e depois tenta colocar no tipo da variavel.

Ex:

float numero = 3.14; > aqui como le primeiro o que esta a direita, o Java entende como um double

float outroNumero = 3.14f > aqui ja reconhece como float

Por isso a necessidade de especificar com o "f" ou fazer um cast

Bons estudos e sucesso!

Abraços

Entendi.... realmente teve uma explicação que falou isso...

Agradeço a explicação suplementar, realmente ajudou bem.

[]s

Claudio Giroto