Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Clareza sobre os métodos e atributos de um Objeto

Vindo da linguagem Java, uma das coisas que mais me incomoda no JS é a falta de clareza que ele te fornece sobre o que um objeto pode fazer, como quais métodos e atributos pode acessar; nos forçando a sempre ter uma documentação aberta para consultar, pois a linguagem não te "fala" o que você pode fazer.

Pelo que eu entendi, o JS só faz a verificação de tipos em tempo de execução, fazendo com que ao codificar uma aplicação, seja comum nos depararmos com "any", nos deixando sem saber tudo aquilo que aquele objeto em questão faz. Fico pensando que, em projetos grandes e com muitas libs diferentes, essa falta de clareza comece a se tornar um pesadelo muito pior do que já é.

Já tem um tempo que ouço falar do TypeScript e sobre como ele "corrige" o JS, adicionando uma camada de verificação de tipos ao JS. Sobre essa situação de comumente nos encontrarmos sem saber o que é e o que faz um objeto, o TypeScript resolve de vez? Nunca mais eu terei uma variável que eu não sei o que faz?

1 resposta
solução!

Oii, Mateus! Tudo bem?

Agradeço por interagir aqui no fórum trazendo sua dúvida que é super válida.

Sim, o TypeScript pode ajudar bastante nesse sentido. Ele é um superconjunto do JavaScript que adiciona tipagem estática à linguagem. Isso significa que você pode definir tipos para suas variáveis, parâmetros de função, objetos, etc. Isso traz uma série de benefícios, como autocompletar código, detecção de erros durante o desenvolvimento e melhor legibilidade do código.

Caso queira conhecer mais sobre o TypeScript, deixo o link do curso introdutório e um artigo da Alura:

A documentação também é bem útil para podermos expandir os nossos conhecimentos e acompanhar todas as atualizações das ferramentas e linguagens que utilizamos.

Espero ter ajudado e conte com a Alura para se desenvolver! Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Mateus!