Oi, Mariana, tudo bem?
A ideia de ser "cache-friendly" é sobre como você organiza seus dados e operações de maneira que aproveite ao máximo a memória cache do computador. Isso é especialmente relevante em linguagens de baixo nível como C e C++, onde você tem um controle mais direto sobre a memória.
No seu exemplo, você está falando sobre a ordem de execução de funções em JavaScript. Em teoria, a ordem em que você chama as funções movimentaRaquete() e mostraRaquete() não teria um impacto significativo na eficiência do cache. Isso porque JavaScript é uma linguagem de alto nível diversas abstrações entre seu código e a memória do computador. Além disso, o JavaScript tem um gerenciamento de memória automático, o que significa que você não tem controle direto sobre como e onde seus dados são armazenados na memória.
No contexto do curso de Arquitetura de Computadores, o exemplo é usado para ilustrar como a organização linear dos dados pode afetar o desempenho do cache em linguagens de baixo nível. No caso do JavaScript e do seu jogo Pong, a ordem das funções provavelmente não terá um impacto perceptível no desempenho do cache.
Dessa forma, em JavaScript, a ordem em que você chama movimentaRaquete() e mostraRaquete() não deve impactar significativamente a eficiência do cache. No entanto, é sempre uma boa prática escrever código de maneira clara e lógica, então se faz sentido mostrar a raquete antes de movimentá-la, você deve organizar seu código dessa maneira.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!
Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!