Oi Lais, tudo bem contigo?
Bom vamos lá, você tem que somente mudar algumas coisinhas no projeto para ele funcionar.
index.html
você deve adicionar isso aqui: <script src="p5.collide2d.js"></script>
para importar a biblioteca de colisão do p5.js, faça isso na linha 14, ou seja, coloque abaixo desse outro que já está lá: <script src="sketch.js"></script>
;sketch.js
na linha 101 mude a variável velocidadexBolinha
para velocidadeXBolinha
pois velocidadexBolinha
não existe.draw
chame a função da colisão lá dessa forma: colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
.Assim com essas mudanças o código irá funcionar.
Eu vou deixar somente o código do documento sketch.js
abaixo para você copiar e colar, mas eu ainda preciso que você mude o primeiro ponto que comentei antes sozinha lá no index.html
, ah antes que eu esqueça, no código abaixo eu aproveitei e arrumei alguns erros de indentação que encontrei tá.
Aqui ele:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
// verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + diametro > width ||
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - diametro < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - diametro < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + diametro > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca() {
colidiu = collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, diametro);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(144, 238, 144));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(144, 238, 144));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
Em suma era isso, caso precise eu estarei aqui!
Fico à disposição para sanar suas dúvidas.
Abraços e bons estudos.
Muito obrigada Renan!!
Olá Lais, tudo bem?
Fico feliz em ter ajudado!
Caso precise estarei por aqui!
Abraços e bons estudos.