Olá!
Tentando fazer a lógica notei que o click não respondia ao objeto redondo. Fiz um teste deixando o raio com o mesmo tamanho do alvo maior, para testar, e o resultado foi que, esta lógica o clique é quadrado.
Até criei um quadrado com mesmo diâmetro do alvo maior no centro para verificar isso, e realmente a área do click é X, e Y, e não redondo como o alvo.
Achei que estava errando. mas ao ver o código do instrutor estava parecido.
É possível fazer com que o click respeite o arc. ?
<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
function testAlvo() {
pincel.fillStyle = 'gray';
pincel.fillRect(270, 170, 60, 60);
}
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
testAlvo(); // quadrado com diâmetro do círculo maior.
desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(300,200, raio, 'red'); // menor circulo
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var raio = 30
if (x >= 300 - raio && x <= 300 + raio && y >= 200 - raio && y <= 200 + raio) { // lógica de acerto
alert("ok!");
}
console.log(evento);
}
tela.onclick = dispara;
</script>