1
resposta

[Dúvida] Arquivo requisição

Boa tarde, Os dados de requisição eu posso salvar em formato json na pasta local do projeto? Como eu faço para invocar dentro do JS? Obrigado

1 resposta

Fala Renato, tudo bem?

Pode sim, porém existe um ponto importante: atualmente no dia a dia dos devs, tanto back-end como front-end, a maioria das empresas dividem seus projetos em back-end e front-end e uma forma que a equipe de back-end expõe dos dados para o front-end, é através de API. Existem outras formas, porém, essa é a mais usada atualmente e durante o curso, mostramos isso. Um endereço, que chamamos de endpoint que realizar uma requisição, ele nos mostra alguns dados no formato JSON. Esse formato possui um suporte de manipulação na maioria das linguagens e por isso é amplamente usado.

Um outro ponto sobre a API, é que ela pode ser usada por pessoas que trabalham com mobile ou desenvolvimento Android, IOS ou Flutter. A mesma API pode ser usadas por diferentes equipes de desenvolvimento.


Como ler um arquivo JSON na pasta local do projeto?

Crie um arquivo chamado db.json por exemplo com os seguintes dados:

[
    {
        "titulo": "Vue.js: Construa aplicações incríveis",
        "preco": 29.9,
        "autor": "Caio Incau",
        "imagem": "https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/2628-js/Vue.js.png",
        "alt": "Capa do livro de Front-end com Vue.js",
        "quantidade": 50,
        "categoria": "front-end"
    },
    {
        "titulo": "PostgreSQL: Banco de dados para aplicações web modernas",
        "preco": 89.9,
        "autor": "Vinícius Carvalho",
        "imagem": "https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/2628-js/postgres.png",
        "alt": "Capa do livro de PostgreSQL",
        "quantidade": 8,
        "categoria": "dados"
    }
]

Agora, no lugar do endpoint, vamos colocar o caminho onde se encontra o arquivo db.json:

let livros = []
const endpointDaAPI = 'db.json'
getBuscarLivrosDaAPI()

async function getBuscarLivrosDaAPI() {
    const res = await fetch(endpointDaAPI)
    livros = await res.json()
    console.table(livros)
}

Dessa forma, podemos usar os dados locais.

Espero ter ajudado e bons estudos Renato!

; )

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software