1
resposta

[Dúvida] Acesso Alura books

Olá pessoal, sou novo na área, e estou com dificuldade para acessar o alura books, não foi possível acessar pelas instruções da aula.

Estou no Windows, alguns amigos até me ajudaram, porém só acessa o Frontend ou o Backend, os 2 ao mesmo tempo que seria um site em funcionamento normal, não acontece.

Chamei no suporte, mas não me ajudaram e pediram para vir aqui no Fórum.

Desde já agradeço quem puder ajudar com um passo a passo mais detalhado.

1 resposta

Olá, Davi!

Seja bem-vindo à comunidade! Pelo que você descreveu, parece que o problema pode estar relacionado à execução simultânea do frontend e do backend. Vou sugerir um passo a passo que pode ajudar:

1. Verifique as Dependências: Certifique-se de que todas as dependências necessárias estão instaladas tanto para o frontend quanto para o backend. Normalmente, isso envolve comandos como npm install ou yarn install em cada diretório (frontend e backend).

2. Inicie o Backend: Navegue até o diretório do backend no seu terminal e execute o comando para iniciar o servidor. Geralmente, isso pode ser feito com npm start ou node server.js, dependendo de como o projeto está configurado.

3. Inicie o Frontend: Em um novo terminal, navegue até o diretório do frontend e execute o comando para iniciar o servidor de desenvolvimento do frontend, que pode ser npm start ou yarn start.

4. Verifique as Portas: Certifique-se de que o backend e o frontend estão configurados para rodar em portas diferentes. Por exemplo, o backend pode estar na porta 3000 e o frontend na porta 3001. Isso é importante para que não haja conflitos.

5. Verifique as Configurações de Proxy: No arquivo de configuração do frontend (geralmente package.json), verifique se há uma configuração de proxy apontando para o backend. Isso é necessário para que as chamadas de API do frontend sejam redirecionadas corretamente para o backend.

6. Console do Navegador: Ao acessar a aplicação no navegador, abra o console de desenvolvedor (F12) e verifique se há mensagens de erro que possam indicar o que está errado.

Esses passos geralmente ajudam a resolver problemas de integração entre frontend e backend. Bons estudos!