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[Dúvida] Abertura de UV para desenho grafico em molde

Bom dia! Tudo bem? eu trabalho atualmente com designer em graficos de motos off road, estou em busca de um novo conhecimento que seria abertura de UV, para que podemos tirar nossos proprios moldes 3D, abrir ele para virar 2d para que assim podemos desenhar por cima e saber onde tem dobra etc, algúem poderia me auxiliar se o curso do bleender que se trata de abertura de UV se encaixa nisso? se alguém puder ajudar, por favor me chama para eu poder explicar melhor

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Olá VItor, tudo bem.

Cara, o curso que tem a abertura de UV explica 80% do que você precisa saber para abrir as UVs.

Este curso aqui esta um pouco mais atualizado: https://cursos.alura.com.br/course/blender-texturizando-modelos-hand-paint

Ele é mais simples na sua estrutura, mas os fundamentos de UV que são abordados aqui, são os mesmos que você vai usar em qualquer ferramenta 3D. Para você ir além do que é ensinado aqui, são macetes e dicas de como usar ADDS ou agilizar o processo. Mas você verá que você sempre vai usar esses fundamentos =D

Mas esta abertura UV, é um processo para que você consiga pintar um objeto 3D dentro do software de forma adequada, um processo feito para o modelo ir para dentro de um game ou animação com as cores corretas. Talvez o que você esteja querendo fazer seja algo mais voltado para plotagem do que abertura de UV, que é criar o molde imprimível para que consiga montar um papercraft da moto.

Você teria um print do que você espera alcançar com esta abertura de UV? assim acho que posso direcionar melhor. =D

Opa Luiz, tudo bem? Obrigado pelo retorno!

Cara é bem isso que falou para plotagem da moto, vou te enviar umas fotos e detalhes de como queremos fazer.

!Nessa foto é o adesivo em 2d com as medidas de dobras/cortes já feitas para a moto especifica (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/6278816/66d436e0-aa37-40e5-895f-f868a813527d.png)

!Nessa foto é o molde em 3D que gostariamos de abrir a uv para poder desenhar por cima e imprimir (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/6278816/d68052f5-dce4-4cbe-8511-3ba8162a7581.jpg)

Luiz, na primeiro foto está o nosso trabalho que é desenhar graficos em 2d da plotagem das motos, e na segunda foto está o que gostaria de aprender, que é abrir a UV do molde em 3d para por as dobras e cortes, qual é o melhor caminho que você recomenda? desde já agradeço

Olá Vitor.

Cara, esses cursos não te ensinam a chegar neste resultado não.

Existe uma pequena diferença. O conhecimento que você vai adquirir no curso, vai sim te ajudar a fazer isso, mas é só uma etapa.

Você conhecer sobre UV e sobre MARK SEAM que são as marcações de onde vem os cortes te ajuda a montar o racional inicial disso, mas gerar este tipo de modelo seria em outro software e é algo que não temos na plataforma, ou um ADD-ON dentro do blender.

Dentro do blender existe um plugin chamado PAPER MODEL -> https://docs.blender.org/manual/en/latest/addons/import_export/paper_model.html

Ele pode te ajudar a fazer o que você precisa, mas vai ser na base do teste para você ver se funciona.

um pequeno tutorial -> https://www.youtube.com/watch?v=xRgr2_m83xo

Entendi, o motivo inicial é que atualmente a gente tira os moldes das motos de uma maneira manual, que é adesivando a peça inteira com fita e desenhando por cima, depois disso scanneamos ela em uma impressora convencional mesmo, e o nosso foco seria comprar peças scaneadas em 3D e partir dai tirar o nosso próprio molde, que seria abrindo ela.

esse video aqui daria um exemplo bom do que parece ser algo similar: https://www.youtube.com/watch?v=Ej-usVlsw0s

Caso tenha algum conselho que devo partir após concluir o basico sobre UV e MARK SEAM pode me falar por favor

Acho um trabalho muito massa man. =D e complexo hahahaha

Isso que o cara mostra no vídeo é o que é feito nos cursos, usar o modelo 3D para ir tirando partes dele e montando uma grade 2D com sua malha, isso é feito para texturizar um objeto, então este conhecimento pode de fato lhe ajudar.

A unica diferença é que a aplicação para o curso é voltado para um projeto voltado para o mundo digital e game. Mas são esses mesmo conceitos.

Se eu achar mais referencia aqui com certeza lhe passo =D, e depois mostra aqui se te ajudou mesmo. ^^

Boa tarde! Luiz, tudo bem? achei um video perfeito para ilustrar o que estou buscando: https://www.youtube.com/watch?v=YzCQifqhLpA | https://www.youtube.com/watch?v=neEz3lqABc4

etapa por etapa da pessoa após fazer o scan da peça, acha que posso substituir algum desses software pelo bleender ou até mesmo aplicar os conhecimentos do curso para isso o molde que foi recem scanneado a base dele sabe, sem ser algo que foi moldado/criado

Vitor olha eu nunca de fato construi algo assim, direto para virar um padrão aplicável em um produto real.

O que essas ferramentas fazem é automatizar um processo que você consegue fazer no blender sim. até a parte de pegar as partes FLAT que é a UV você consegue pelo blender, mas é bem mais trabalhoso e demorado.

Já gerar o formato final com a margem vermelha e bem demilitado em linhas é algo que talvez o ADDON que te passei, o PAPER MODEL possa ajudar.

Mas é algo bem específico, acho que vale a pena você, fazer pelo menos a aula 1 e 2 do curso - https://cursos.alura.com.br/course/blender-texturizando-modelos-hand-paint

Chegando nesta etapa, tentar usar o addon PAPER MODEL e testar em um objeto mais simples como vai ser o resultado sabe, e ir escalando para pode levar para um modelo mais complexo como a moto.

Se este mercado não esta usando o blender como ferramenta é por algum motivo, acredito que ele não seja a ferramenta mais eficiente para fazer saca, ou pode gerar pequenas inconcistencias que atrapalhariam o projeto. Mas admito que você chegou em um ponto onde testes precisam ser feitos para validar a ideia ^^