Boa noite. Deve ser uma duvida besta, mas vamos la..
Estou com uma duvida do por que o codigo a seguir esta sendo executado: (eu sei o que ele faz, mas nao entendo pq é executado) socket.on("texto_editor_clientes", (texto) => { atualizaTextoEditor(texto); });
Pq executa esse codigo se em nenhuma parte ele é exportado ou chamado como uma funcao? Pq o js reconhece e executa essa parte do codigo?
Por ex: em documento.html, chamo documento.js , entao tudo que esta dentro de documento.js sera executado. Em documento. js, chamo a funcao emitirTextoEditor do arquivo "./socket-front-documento.js". Até aí tudo bem. O evento é emitido.
Mas ai chega nessa parte do socket.on que é pra ouvir o retorno do servidor socket, e pq ele é executado sem que o documento.js o chame? Em qual parte do codigo esta a chamada pra executar essa parte do codigo?
Outra coisa.. Acessando o documento.html, carrega o documento.js. Mas automaticamente (antes de eu comecar a digitar e antes da funcao que emite evento ser chamada) já esta abrindo uma conexao socket com o servidor, sendo que o comando para abrir a conexao socket const socket = io(); está no arquivo socket-front-documento.js.
Em que momento o arquivo socket-front-documento.js. foi chamado para executar o codigo const socket = io(); ??