Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida

Olá,

 O Sass é uma variação do CSS, com funcionalidades adicionais, que agiliza a criação de estilos e deve ser compilada para CSS. Quais as  vantagens que o CSS não possui e o Sass tem?
2 respostas
solução!

Oi Sonia, tudo bem?

O Sass (Syntactically Awesome Style Sheets) é de fato uma extensão do CSS que adiciona funcionalidades poderosas ao processo de estilização de páginas web. Algumas das vantagens que o Sass oferece em relação ao CSS convencional são:

  • Variáveis: O Sass permite a definição de variáveis, o que facilita a reutilização de valores em todo o código. Com as variáveis, você pode definir um valor único e atribuí-lo a várias propriedades diferentes, tornando o código mais organizado e fácil de manter.

  • Aninhamento: O Sass permite o aninhamento de seletores, o que ajuda a evitar repetições desnecessárias de código. Você pode agrupar seletores relacionados dentro de outros seletores, melhorando a legibilidade do código e reduzindo a quantidade de repetição.

  • Mixins: Os mixins permitem a criação de blocos reutilizáveis de código CSS. É possível definir um conjunto de propriedades e reutilizá-lo em várias partes do código, simplesmente chamando o mixin. Isso ajuda a evitar a repetição de código e facilita a manutenção.

  • Funções: O Sass possui uma variedade de funções embutidas que podem ser usadas para realizar cálculos e manipulações de valores. Isso inclui funções matemáticas, funções para manipular cores e muito mais. As funções ajudam a tornar o código mais dinâmico e flexível.

  • Importação: O Sass permite importar arquivos CSS e Sass em outros arquivos Sass. Isso facilita a organização do código em vários arquivos e ajuda a evitar a poluição do escopo global.

  • Herança: O Sass permite a herança de estilos entre seletores. Você pode definir um seletor base com um conjunto de propriedades e, em seguida, estender esse seletor em outros seletores para herdar essas propriedades. Isso promove a reutilização e a manutenção do código.

Essas são apenas algumas das vantagens do Sass em relação ao CSS. O Sass oferece uma sintaxe mais poderosa e flexível, tornando a criação e a manutenção de estilos mais eficientes e produtivas.

No entanto, é importante destacar que o Sass precisa ser compilado para CSS antes de ser implementado em um ambiente de produção, já que os navegadores ainda não entendem a sintaxe do Sass diretamente.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Lorena,

Obrigada...bem completo....vou pesquisar e saber mais. Valeu...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software