Nesse exercício eu fiquei em dúvida quanto a utilidade/função do return. Basicamente ela serve para me responder apenas um dentro os diversos parâmetros dentro de uma função?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nesse exercício eu fiquei em dúvida quanto a utilidade/função do return. Basicamente ela serve para me responder apenas um dentro os diversos parâmetros dentro de uma função?
Fala! Mickael. Tudo certo ?
O return é um recurso muito útil na programação, ainda mais quando fazemos uso de funções no nosso código.
Uma coisa que ele é capaz de fazer é interromper a execução da função atual, da seguinte maneira, vamos dizer que temos uma função bem grande com várias comparações e cálculos, mas na primeira comparação, já conseguimos alcançar nosso objetivo nessa função, então concorda comigo que não precisamos mais executar o resto da função ? Pois é, com o return podemos interromper a execução dessa função, no momento que aparecer o return, a função irá retornar para onde ela foi chamada.
Um exemplo com um return interrompendo uma função:
function calcula(){
var numero = 10;
return numero;
numero = 20 + 5;
console.log("numero: " + numero);
}
Nesse exemplo, a função irá retornar o número 10, e interromper a execução da função no momento que o return for chamado, as operações que aparecem depois do return não vão acontecer, nem a atualização do valor nem o console.log irá aparecer na tela.
Outro uso do return é o para retornar valores da função, identificando qual valor você quer retornar, essa é uma funcionalidade bem interessante quando pensamos na situação onde queremos retornar valores específicos a depender da entrada por exemplo.
function funcaoQualquer() {
var n1 = 10;
var n2 = 20;
var n3 = 30;
return n2;
}
Olhando esse exemplo do professor, poderíamos modificar o que o return está retornado a depender do que foi pedido.Nesse caso, está retornando o valor 20.
Uma outra curiosidade, é que você pode utilizar o return sem identificar qual valor você quer retornar, ou seja, você quer apenas finalizar a execução da função. Nesse caso, o valor retornado será undefined. Por exemplo:
function retornoVazio() {
return;
}
Nesse caso, a função irá retornar undefined, que é um valor não definido.
Se você tiver mais alguma dúvida, estou por aqui.
Abraço e Bons Estudos!
Show, muito bem esclarecido. Obrigado TMJ