Gostaria de saber qual é o esforço de configurar uma Base de Dados relacional usando o Docker e integrar com uma aplicação?
Gostaria de saber qual é o esforço de configurar uma Base de Dados relacional usando o Docker e integrar com uma aplicação?
Bom dia, tudo bem?
Caso esteja usando PostgreSQL, você precisa ter instalado só o pgAdmin, que é a interface onde você irá acessar seu banco de dados. A parte de servidor você não precisa instalar nada na sua máquina. Pode utilizar o container a seu dispor:
docker run -p 5433:5432 --name meu-container-pg12 -e POSTGRES_PASSWORD=1234567 -e POSTGRES_DB=minha_base postgres:12-alpine
Nessa linha de código, estou dizendo que quero criar um container chamado "meu-container-pg12". Para eu realizar o acesso desse container na minha máquina, vou utilizar a porta 5433, que será mapeada no container para a 5432. Após isso, estou fazendo a configuração de algumas variáveis de ambiente que serão necessárias, que é a SENHA (POSTGRES_PASSWORD) e o nome da base (POSTGRES_DB). Por fim, passo no final do comando qual imagem estou me baseando para construir este container, que é a postgres:12-alpine.
Com o container criado e rodando, você vai abrir o pgAdmin e criar uma nova conexão passando os dados que você configurou no container (nome da base, senha, porta).
Não cheguei a fazer testes com outros bancos de dados, mas creio que a ideia é a mesma.