2
respostas

disparo de email

it('O sistema deve enviar um email', async () => {
    const dadosEmailMock = {
      from: '"Fred Foo" <foo@example.com>',
      to: 'teste@teste.com',
      subject: 'Aluguel de Livro',
      text: 'Olá, Raphael, você alugou o livro Harry Potter e o Cálice de Fogo por 5 dias.',
    };

const info = await transporter.sendMail(dadosEmailMock);

expect(info.accepted[0]).toBe(dadosEmailMock.to);
  });

Se eu estou usando o Ethereal, que não é o servidor SMTP que usarei em produção, qual é o real valor desse teste? Ele realmente valida algo relevante ou apenas prova que o Nodemailer funciona com um servidor genérico? Não entendo a utilidade desse teste. Quais erros esse teste pode pegar que vai me ajudar? Parece que esse teste não impacta para o ambiente de produção, é como se tivesse criado código q não é rodado em ambiente de produção e teste esse código, então parece inútil.

2 respostas

Bom dia, Luidi! Tudo bem?

Mesmo que o Ethereal não seja o servidor SMTP que você usará em produção, ele é uma excelente ferramenta para garantir que a configuração do Nodemailer está correta e que o código de envio de e-mail está funcionando como esperado. Isso inclui verificar se os campos obrigatórios, como from, to, subject e text, estão sendo preenchidos corretamente.

Usar o Ethereal permite que você teste o envio de e-mails sem o risco de enviar e-mails reais para usuários durante o desenvolvimento. Isso é especialmente útil para evitar spam ou envios acidentais. O teste pode ajudar a identificar erros de lógica no código que prepara e envia o e-mail. Por exemplo, se a lógica que determina o destinatário ou o conteúdo do e-mail estiver incorreta, o teste pode falhar, alertando você sobre um possível problema.

Com o Ethereal, você pode visualizar o e-mail enviado em uma caixa de entrada simulada, o que facilita a depuração e a verificação do conteúdo do e-mail.

Embora o teste não simule exatamente o ambiente de produção, ele ainda é uma parte valiosa do processo de desenvolvimento, ajudando a garantir que a funcionalidade de envio de e-mail está implementada corretamente antes de ser configurada com o servidor SMTP real.

Espero ter esclarecido e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Eu to muito confuso com a utilidade desse teste e não consegui enxergar nesse teste em específico o que tu disse: "O teste pode ajudar a identificar erros de lógica no código que prepara e envia o e-mail. Por exemplo, se a lógica que determina o destinatário ou o conteúdo do e-mail estiver incorreta, o teste pode falhar, alertando você sobre um possível problema.".

Então eu perguntei pro ChatGPT e olha oq ele respondeu no link abaixo:

Aqui está o link: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSpcHQ4fEXUOLZS2W4_6g5k9ECXmEv36hc6o7JjcZGurEhAUU-rFcPUj2GTF4hBV9u42b1uYkwbqymJ/pub

Depois de ler as respostas do ChatGPT. Consegue me dar uma luz sobre a utilidade desse teste em específico? Ou o teste tá mal feito e muito limitado, que não serve pra quase nada, pois não nos mostra a indentificar erros na lógica do código.
Além disso esse teste não verifica se o email está no formato correto, pois eu testei colocando no campo "to", o email "teste@teste" sem o ".com" no final.

Resumindo: Parece que tudo que é testado é o que foi criado no próprio arquivo de teste, ou seja, não testa o código que vai pra produção. Dê uma olhada no método "'O sistema deve enviar um email" do curso.

Outra dúvida: Testar a integração com o servidor Ethereal, garante vai funcionar para outros servidores SMTP como o Gmail? Se não garante pra que serve?