Boa noite,
Como fazer para diminuir a dificuldade do jogo da melhor maneira possível no Js?
//variaveis da bolinha
let xDaBolinha = 300;
let yDaBolinha = 200;
let diametroDaBolinha = 30;
let raio = diametroDaBolinha / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXDaBolinha = 6;
let velocidadeYDaBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xDaRaquete = 5;
let yDaRaquete = 150;
let comprimentoDaRaquete = 10;
let alturaDaRaquete = 90;
//variaveis da raquetedooponente
let xDaRaqueteDoOponente = 585;
let yDaRaqueteDoOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
colisaoBolinha();
mostraRaquete();
mostraRaqueteOponente();
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
colisaoMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);
}
function movimentoBolinha(){
xDaBolinha += velocidadeXDaBolinha;
yDaBolinha += velocidadeYDaBolinha;
}
function colisaoBolinha(){
if(xDaBolinha + raio > width || xDaBolinha - raio < 0){
velocidadeXDaBolinha *= -1;
}
if(yDaBolinha + raio > height || yDaBolinha - raio < 0){
velocidadeYDaBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(){
rect(xDaRaquete, yDaRaquete, comprimentoDaRaquete, alturaDaRaquete);
}
function mostraRaqueteOponente(){
rect(xDaRaqueteDoOponente, yDaRaqueteDoOponente, comprimentoDaRaquete, alturaDaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yDaRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yDaRaquete += 10;
}
if(yDaRaquete > 310){
yDaRaquete -= 10;
}
if(yDaRaquete < 0){
yDaRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if(xDaBolinha - raio < xDaRaquete + comprimentoDaRaquete
&& yDaBolinha - raio < yDaRaquete + alturaDaRaquete
&& yDaBolinha + raio > yDaRaquete){
velocidadeXDaBolinha *= -1;
}
}
function colisaoMinhaRaquete(){
colidiu =
collideRectCircle(xDaRaquete,yDaRaquete,comprimentoDaRaquete,alturaDaRaquete,xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);
if(colidiu == true){
velocidadeXDaBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
function colisaoRaqueteOponente(){
colidiu =
collideRectCircle(xDaRaqueteDoOponente,yDaRaqueteDoOponente,comprimentoDaRaquete,alturaDaRaquete,xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);
if(colidiu == true){
velocidadeXDaBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yDaBolinha - yDaRaqueteDoOponente - comprimentoDaRaquete / 2 - 50;
yDaRaqueteDoOponente += velocidadeYOponente - 49;
if(yDaRaqueteDoOponente > 310){
yDaRaqueteDoOponente -= 10;
}
if(yDaRaqueteDoOponente < 0){
yDaRaqueteDoOponente += 10;
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(color(150, 150, 150));
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(263, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text("São Paulo", 180, 26);
text("Corinthians", 350, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(305, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 321, 26);
// x , y
}
function marcaPonto(){
if(xDaBolinha + 5 > 590){
meusPontos += 1;
xDaBolinha = 300;
yDaBolinha = 200;
ponto.play();
}
if(xDaBolinha - 5 < 10){
pontosDoOponente += 1;
xDaBolinha = 300;
yDaBolinha = 200;
velocidadeXDaBolinha *= -1;
ponto.play();
}
}