1
resposta

Diminuir dificuldade

Boa noite,

Como fazer para diminuir a dificuldade do jogo da melhor maneira possível no Js?

//variaveis da bolinha
let xDaBolinha = 300;
let yDaBolinha = 200;
let diametroDaBolinha = 30;
let raio = diametroDaBolinha / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXDaBolinha = 6;
let velocidadeYDaBolinha = 6;

//variaveis da raquete
let xDaRaquete = 5;
let yDaRaquete = 150;
let comprimentoDaRaquete = 10;
let alturaDaRaquete = 90;

//variaveis da raquetedooponente

let xDaRaqueteDoOponente = 585;
let yDaRaqueteDoOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo

let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo

let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}



function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  colisaoBolinha();  
  mostraRaquete();
  mostraRaqueteOponente();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisaoMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  colisaoRaqueteOponente();
  incluiPlacar();
  marcaPonto();

}

function mostraBolinha(){
  circle(xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);
}

function movimentoBolinha(){
  xDaBolinha += velocidadeXDaBolinha;
  yDaBolinha += velocidadeYDaBolinha;
}

function colisaoBolinha(){

  if(xDaBolinha + raio > width || xDaBolinha - raio < 0){
    velocidadeXDaBolinha *= -1;


  }

  if(yDaBolinha + raio > height || yDaBolinha - raio < 0){
    velocidadeYDaBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(){
  rect(xDaRaquete, yDaRaquete, comprimentoDaRaquete, alturaDaRaquete);
}

function mostraRaqueteOponente(){
  rect(xDaRaqueteDoOponente, yDaRaqueteDoOponente, comprimentoDaRaquete, alturaDaRaquete);
}




function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yDaRaquete -= 10;
  }

  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yDaRaquete += 10;
  }

  if(yDaRaquete > 310){
    yDaRaquete -= 10;
  }

  if(yDaRaquete < 0){
    yDaRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if(xDaBolinha - raio < xDaRaquete + comprimentoDaRaquete 
    && yDaBolinha - raio < yDaRaquete + alturaDaRaquete
    && yDaBolinha + raio > yDaRaquete){
    velocidadeXDaBolinha *= -1;
  }
}

function colisaoMinhaRaquete(){

  colidiu = 
  collideRectCircle(xDaRaquete,yDaRaquete,comprimentoDaRaquete,alturaDaRaquete,xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);

  if(colidiu == true){
    velocidadeXDaBolinha *= -1
    raquetada.play();
  }
}

function colisaoRaqueteOponente(){

  colidiu = 
  collideRectCircle(xDaRaqueteDoOponente,yDaRaqueteDoOponente,comprimentoDaRaquete,alturaDaRaquete,xDaBolinha,yDaBolinha,diametroDaBolinha);

  if(colidiu == true){
    velocidadeXDaBolinha *= -1
    raquetada.play();

  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){

  velocidadeYOponente = yDaBolinha - yDaRaqueteDoOponente - comprimentoDaRaquete / 2 - 50;

  yDaRaqueteDoOponente += velocidadeYOponente - 49;

  if(yDaRaqueteDoOponente > 310){
    yDaRaqueteDoOponente -= 10;
  }

  if(yDaRaqueteDoOponente < 0){
    yDaRaqueteDoOponente += 10;
  }
}

function incluiPlacar(){
  stroke(color(150, 150, 150));
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(263, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text("São Paulo", 180, 26);
  text("Corinthians", 350, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(305, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 321, 26);
  //                x ,  y
}

function marcaPonto(){
  if(xDaBolinha + 5 > 590){
    meusPontos += 1;
    xDaBolinha = 300;
    yDaBolinha = 200;
    ponto.play();

  }
  if(xDaBolinha - 5 < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    xDaBolinha = 300;
    yDaBolinha = 200;
    velocidadeXDaBolinha *= -1;
    ponto.play();


  }
}
1 resposta

Fala ai Vinicius, tudo bem? Depende, isso pode ser feito de N maneiras.

Eu te pergunto: Qual parte da dificuldade você gostaria de diminuir? O que você que está dificil?

Pergunto isso pois a dificuldade de um jogo tem N fatores para ser medida e modificada.

Fico no aguardo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software