1
resposta

dificuldade em enteder retorno de função

olá, eu estava vendo o video de retorno de função do curso de logica de programação, mas mesmo vendo o video varias vezes, eu fiquei com duvida em trés coisas. como devo usar? como funciona? o que ele faz?

1 resposta

Olá Rafael! Tudo bem?

É super normal nós termos uma certa dificuldade em algum ponto do nosso aprendizado.

Para entender o funcionamento do return, devemos entender como as funções se comportam no Javascript.

Vou usar como exemplo uma função chamada multiplica, que irá receber dois números como parâmetro:

<script> 

function multiplica(multiplicado, multiplicador) { 

return multiplicado * multiplicador; 

} 

alert(multiplica(2, 3)) 

</script> 

Se abrirmos o arquivo HTML que contém esse código, teremos um pop-up exibindo o seguinte:

Pop-up exibindo o retorno da função multiplica, tendo feito a multiplicação de 2 por 3

Então, o que aconteceria se eu não utilizasse o return na função multiplica?

O código estaria dessa forma:

<script> 

function multiplica(multiplicado, multiplicador) { 

multiplicado * multiplicador; 

} 

alert(multiplica(2, 3)) 

</script> 

E ao abrir o arquivo no navegador, teríamos o seguinte resultado:

Pop-up exibindo "undefined" por não termos o retorno da função

Isso acontece pois a nossa função multiplica está realizando a multiplicação, mas nós não estamos obtendo o retorno dessa multiplicação.

Imagine uma calculadora que não tem um visor, e não podemos ver os resultados dos cálculos que fazemos nela... ela consegue realizar os cálculos mas não temos como acessar os resultados.

É isso que acontece com nossa função quando não utilizamos o return, que como seu nome nos diz, serve para nos devolver o retorno dessa função.

Nem sempre precisamos que a função nos retorne algum resultado.

Um exemplo disso é a função que o instrutor utiliza para pular linhas:

function pulaLinha(){ 

<br> 

<br> 

} 

Ela não precisa nos retornar nada, pois o nosso objetivo com essa função é apenas que ela faça algo, e não que ela nos devolva um resultado do que fez, entende? O papel dela é pular linhas, e para isso não é necessário devolver qualquer tipo de informação.

É assim que sabemos se devemos ou não utilizar o return.

Vou deixar aqui abaixo alguns links que podem te ajudar a entender mais sobre funções e o return.

Documentação da Mozilla - Declaração return

Stack overflow - Como funciona exatamente o return Javascript

Marco Bruno - Funções no JavaScript

Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!