3
respostas

Dificuldade de dizer não

Acredito que minha maior dificuldade em manter o foco é dizer não, ultimamente recebi alguns feedbacks no qual escutei que preciso aprender a dizer não, pois ajudo bastante os outros e acabado me sobrecarregando de atividades. Estou trabalhando para melhorar mas ainda sinto bastante dificuldade, existe mais alguma dica para facilitar essa prática?

3 respostas

Olá Bruna.

Tudo bom?

Obrigada por compartilhar seu relato conosco.

Nesse caso, eu recomendaria que você estudasse conteúdos sobre comunicação assertiva, para aos poucos ir deixando de lado essa passividade que comentou ao nunca dizer não ao outro. Através desse conteúdo, é possível desenvolver sua capacidade de expressar tanto a sua necessidade quanto de quem você está se relacionando, sem ir aos extremos: ser passivo ou ser agressivo:

Espero que isso possa ser útil.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços.

Olá, Bruna!

Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar conosco essa inquietação.

Eu sempre gostei de ajudar as pessoas com as suas necessidades, servir é algo que me é gratificante, mas, infelizmente, algumas pessoas acabam se aproveitando disso.

Uma estratégia que costumo utilizar é ensinar a pessoa a fazer aquilo que ela está me demandando ou tentar automatizar ou facilitar o processo caso ele se torne rotineiro.

Além disso, mesmo que aceite uma demanda de terceiros, costumo priorizar as minhas atividade em relação as demandas que me foram solicitadas. É claro que cada caso precisa ser analisado individualmente.

Além disso, conforme a contribuição da Daniela, desenvolver uma comunicação assertiva e não-violenta pode ajudar muito no seu posicionamento quanto a demandas de terceiros.

Te desejo sucesso nessa sua jornada de crescimento.

Eu também tenho uma dificuldade horrenda em dizer não para certas situações na vida, isso torna um peso, pois não consigo conquistar meus objetivos.