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Diferença entre a variável raio dentro e fora da função

Quando o instrutor pede para que limitemos o tamanho do círculo, que só faz crescer a cada vez que clicamos na tela com o SHIFT ativado, verifiquei que isso não ocorria com o meu código porque a variável "raio" estava fora da função desenhaCirculo. Neste caso, o círculo aumentou de raio, mas não ficava aumentando a cada clique na tela com o SHIFT ativado. Ao colocá-la dentro da função desenhaCirculo, aconteceu de o círculo ir crescendo a cada clique, como ele falou. Mas eu gostaria de entender o motivo desse comportamento diferente da variável quando ela está dentro e quando está fora da função. Obrigada.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var raio = 10;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 20; // raio agora passa a valer 30!
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
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Olá, Maisa, Com a linha var raio = 10; dentro da função desenhaCirculo, a cada nova interação o valor de raio volta para 10, então se rodar esse código, vc só conseguirá 2 estados da bolinha: Um sem apertar o shift (raio = 10) e outro apertando o shift (raio = 10+ 20).

    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var raio = 10;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 20; // raio agora passa a valer 30!
        }

Para o incremento ir acumulando, a linha var raio = 10; deverá estar fora da função, assim o valor de 10 só será dado a ela no inicio, uma única vez.

    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var raio = 10;
    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 20; // raio agora passa a valer 30!
        }

Consegui responder a sua dúvida? Caso não seja essa, comente aqui. Tente fazer a parte mais elaborada, limitando o crescimento da bolinha quando apertado o SHIFT e tb aplicando o uso do ALT para diminuir o tamanho da bolinha

solução!

Fala Maisa! Deu certo?