Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Dia a dia com LESS

solução

Oi, Edinei!

1) Para evitar rodar o build toda vez que edita um CSS, minha sugestão (e, até onde sei, o que a maior parte das pessoas faz) é usar uma ferramenta como o LiveReload. Você pode instalar a aplicação deles ou usar uma ferramenta como o Grunt ou Gulp para fazer a compilação e o recarregamento do arquivo automaticamente para você.

2) O pré-processador é conveniente para testes, mas prefiro a abordagem que descrevi acima tanto para o ambiente de desenvolvimento como de produção, justamente pelos motivos que você citou. Você pode colocar no seu processo de build uma tarefa que remova a importação do pré-processador, mas você fica sujeito a bugs.

3 respostas

Oi Edinei!

Excelentes questões. O mais comum hoje em dia é usar alguma ferramenta que compile os .less automaticamente conforme você for salvando o arquivo. Assim não tem como esquecer (é automático), não te atrapalha, é produtivo e você não precisa colocar/tirar nada diferente em produção.

Você pode usar o Grunt com o grunt-contrib-watch e o grunt-contrib-less. Inclusive mostramos isso aqui no Alura no curso de Grunt: http://www.alura.com.br/course/grunt

Se preferir, há plugins para os principais editores de texto do mercado (Sublime, Brackets, Eclipse etc). Há também ferramenta visuais como o CodeKit e similares.

Aqui no Alura a gente usa LESS e usamos Grunt para compilá-los automaticamente.

Abraço

Muito obrigado @Luiz e @Sergio pelas respotas, que por sinal são excelentes soluções!! Estou marcando a primeira resposta como solução apenas para encerrar o post. Novamente muito obrigado pelas dicas ;)

Bom dia,

Na verdade não é bem uma pergunta, gostaria de opiniões de melhores práticas de quem usa o LESS no dia a dia.

1) No caso de testamos nossos arquivos LESS sem o pré processador, temos que gerar o CSS compilando o LESS, sei que existem ferramentas de builds que automatizam isso, mas parece não ser produtivo ter que rodar uma build toda vez que edito um CSS. Quais as sugestões?

2) No caso de usarmos o pré processador e testar nossos .less no Firefox, não queremos esse pré processador no código de produção, como fazemos? Incluo para testar e removo ao terminar (parece não produtivo, além de podermos esquecer).

Obrigado