1
resposta

Deu certo! Pong no P5.js

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

let chanceDeErrar = 0;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaraqueteoponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente();
  incluiPlacar();
  marcaPonto();

}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente - raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
    }
}

function movimentaraqueteoponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 60
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar();
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function incluiPlacar() {
    textAlign(CENTER);
    textSize(16);
    fill(color(255, 165, 0));
    stroke(255);
    rect(125.5, 10, 50, 30);
    fill(255);
    text(meusPontos, 150, 30);
    fill(color(255, 165, 0));
    rect(426.5, 10, 50, 30);
    fill(255);
    text(pontosDoOponente, 450, 30);
}

function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
      ponto.play();
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
      ponto.play();
    }
}
1 resposta

Olá, Aline! Como você está?

Parabéns pelo engajamento e dedicação no projeto! A sensação é muito boa quando conseguimos completar mais uma etapa!

Seu projeto ficou bem indentado e de acordo com a proposta do instrutor. Uma sugestão para treinar seus conhecimentos quando se sentir confortável, é realizar algumas implementações ou customizações, tem muita coisa aqui no fórum e vale a pena conferir!

Parabéns novamente!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software