Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Desenhando obras de arte - Com "BORRACHA" que apaga o desenho

Olá, fiz este código e incrementei a borracha. A borracha apaga todo o desenho, porém fica uma bolinha escura onde o pincel foi usado pela ultima vez. Alguem sabe me dizer por que?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
        desenhaQuadrado(xBorracha,yQuadrados,tamanhoQuadrados,"grey");

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        //aqui é a condicional para que o desenho só seja feito, caso esteja fora da paleta 
        if(x > 200 || y > 50){
                if(desenha) {
                    desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
                }
        }

    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function trocarCor(evento){

        var eX = evento.pageX;
        var eY = evento.pageY;

        if(eY <= 50){
            if(eX <= 50){
                corAtual = "red";
            }   else if(eX <= 100){
                    corAtual = "green";
                }
                    else if(eX <= 150){
                        corAtual = "blue";
                    } else if(eX <=200){
                        limparTela();
                        desenhaPaletaDeCores();
                    }

        }



    }

    function limparTela(){  
        pincel.clearRect(0,0,600,400);


    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    tela.style.backgroundColor = "lightgrey";

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var xBorracha = 150;
    var yQuadrados = 0;

    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = trocarCor;

</script>
3 respostas
solução!

Existe um problema no uso do clearRect. Após o seu uso é interessante usar beginPath(), antes de iniciar outro desenho: Incremente aqui no seu código

A propósito, achei legal o uso do background color que vc usou no seu código:

tela.style.backgroundColor = 'lightgrey';

Valeeeu, era isso mesmo ! Agora está perfeito :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software