2
respostas

Desculpe a pergunta óbvia...

Olá pessoal, ao ver essa aula fiquei com uma dúvida, que de tão óbvia dá até vergonha de perguntar. Devo ter entendido algo errado. Minha dúvida é:

Se nesse exemplo do remédio, ao testar novamente as pessoas na amostra e descobrir que a média da temperatura caiu, não está provado que o remédio fez efeito? Por que fazer um teste de hipótese se a própria diferença entre as médias já me demostra que o remédio funcionou?

Novamente, desculpe se a pergunta parece idiota, mas um esclarecimento nesse sentido é bem vindo. Abraços!

2 respostas

Bom dia Raphael, tudo bem? Espero que sim!

Se a média tivesse caído menos do que o valor apresentado no vídeo, digamos para 37 ou 37.5 por exemplo, você também poderia dizer que o remédio funcionou? Já que o objetivo do remédio é reduzir a temperatura do corpo, também iria fazer sentido certo?

Mas e se a temperatura das pessoas que fizeram os testes naturalmente iriam cair com o passar do tempo independente do remédio, ou seja, a medida que o dia passa as pessoas vão se sentir melhores, ou era uma febre passageira.

Esse teste serve para ver se essa variação foi realmente significativa, ou seja, para checar se a mudança na temperatura foi de fato causada por alguma coisa diferente do habitual, diferente de um fluxo normal. A medição de temperatura do corpo das pessoas muda a cada momento do dia, e as medições provavelmente vão ser diferentes todo momento que for realizado um teste novo, mas será que a variação foi significativa? Sem o teste não poderíamos saber.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Olá João, agora faz mais sentido. Muito obrigado pela resposta!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software