2
respostas

Desafio: a arte da escutatória: você é uma boa ouvinte?

Tenho costume de interromper alguém que está falando? Não tenho esse costume, mas me considero uma ouvinte "ativa", então acabo me expressando ou apenas falando pequenas frases para confirmar que de fato estou prestando atenção no que está sendo dito - não acho que isso se enquadre como "interrupção".

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Sim, mas acredito que preciso melhorar isso em algumas situações

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? Não, eu costumo apresentar a minha opinião primeiro com fatos e argumentos

2 respostas

Interessante, estou no mesmo curso e ia criar o mesmo tópico, se me permite, vou aproveitar e interagir com o seu Julia. Acho que pode ser boa a comparação (saudável). E exercitar um pouco de interação humana, perdoe qualquer invasão e sinta-se a vontade em continuar ou não.

Tenho costume de interromper alguém que está falando? Não, a menos que seja uma situação social, evitar alguma gafe grave ou alguma besteira para o cliente... mas confesso que gera uma ansiedade dependendo do quanto não concordo com o que é dito.

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Leve ansiedade quando discordo muito e sempre podemos melhorar, certo ? A questão é como aguardar sem ficar fazendo caretas enquanto mordemos a língua kk.

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? Sim, no sentido de apresentar meus argumentos. Aliás, a base da empatia é nos colocar no lugar do outro, partindo desse princípio, o correto não é usar da desconstrução para melhor expressar seus argumentos e motivo de discordância ? Claro, dá para usar para impor uma opinião, mas acho que também funciona para apresentar com mais clareza uma ideia.

E deixo meus dois tostões... com a ideia de melhorar a comunicação, costumo me policiar, principalmente na questão de não interromper quando discordo. Me chame de louco, mas acho que ouvir podcasts ajudou (Afinal, não tenho como interromper para declarar minha opinião). E você, como tenta melhorar ?

Tema bastante importante, gostaria de contribuir um pouco nesse mesmo tópico :)

Tento diariamente valorizar de forma genuína o que a outra pessoa tem a dizer e me esforço para entender sua perspectiva mesmo que a principio não seja na mesma ideia que a minha, procuro praticar a paciência e não interromper a linha de raciocínio do outro, esperando o momento adequado para me expressar. Procuro sempre apresentar minha opinião de forma clara e construtiva, sem atacar ou desqualificar o outro, todos temos algo a incorporar em um bate papo.

Pontos de ajuda para melhorar nossa escuta ativa. Vamos praticar! Demonstre interesse: Utilize linguagem corporal e expressões faciais que demonstrem que você está atenta e interessada no que a pessoa está dizendo. Faça perguntas: Para esclarecer dúvidas e demonstrar que você está acompanhando o raciocínio. Parafraseie: Repita com suas palavras o que a pessoa disse para garantir que você entendeu corretamente. Valide os sentimentos: Reconheça os sentimentos da outra pessoa, mesmo que discorde de sua opinião. Busque pontos em comum: Tente encontrar áreas de concordância antes de apresentar sua discordância.