Interessante, estou no mesmo curso e ia criar o mesmo tópico, se me permite, vou aproveitar e interagir com o seu Julia. Acho que pode ser boa a comparação (saudável). E exercitar um pouco de interação humana, perdoe qualquer invasão e sinta-se a vontade em continuar ou não.
Tenho costume de interromper alguém que está falando? Não, a menos que seja uma situação social, evitar alguma gafe grave ou alguma besteira para o cliente... mas confesso que gera uma ansiedade dependendo do quanto não concordo com o que é dito.
Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Leve ansiedade quando discordo muito e sempre podemos melhorar, certo ? A questão é como aguardar sem ficar fazendo caretas enquanto mordemos a língua kk.
No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? Sim, no sentido de apresentar meus argumentos. Aliás, a base da empatia é nos colocar no lugar do outro, partindo desse princípio, o correto não é usar da desconstrução para melhor expressar seus argumentos e motivo de discordância ? Claro, dá para usar para impor uma opinião, mas acho que também funciona para apresentar com mais clareza uma ideia.
E deixo meus dois tostões... com a ideia de melhorar a comunicação, costumo me policiar, principalmente na questão de não interromper quando discordo. Me chame de louco, mas acho que ouvir podcasts ajudou (Afinal, não tenho como interromper para declarar minha opinião). E você, como tenta melhorar ?