Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Deixar tudono draw ao invés de criar functions

Bom dia. Não seria mais fácil deixar tudo relacionado aos desenhos dentro de draw mesmo, ao invés de criar funções? Assim fica menos ítens criados ao meu ver.

2 respostas
solução!

Faaalaaaa Israel, beleza?

Desta forma como você disse irá funcionar, entretanto, não é uma boa prática de programação. Cito alguns exemplos do porquê logo abaixo:

Imagine que você queira utilizar uma parte do código relacionado aos desenhos que está todo dentro da função draw() em outras partes do programa. Neste caso, terá que ficar duplicando código gerando redundâncias, sendo que se você tivesse uma função, teria apenas que chamar a mesma no local desejado.

Imagine também, que depois de alguns dias você tenha que corrigir um erro, mas como está tudo na draw(), tu terá que lê todo o código para entender de onde está vindo o bug. Caso o algoritmo estivesse modularizado em funções, você poderia ir diretamente na função e tratar o erro na parte específica.

Outra situação é em relação ao princípio de responsabilidade única, que diz respeito a uma função conter somente responsabilidades que são suas. Ou seja, quando uma função "faz tudo", fica difícil o reuso de código e até mesmo dificulta a compressão.

Por estes motivos citados que se torna interessante quebrar o código em funções.

  • Princípio da responsabilidade única
  • Possibilidade do reuso de código
  • Aumento da compressão
  • Melhora da organização
  • Facilidade da manutenibilidade

Espero que tenha ajudado. Bons estudos!

Muito obrigado. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software