1
resposta

Declaração de variável dentro do while?

Porque a variável temp está recebendo um valor dentro dos ( ) do while ? Como isso funciona? e se ela receber o valor dentro do bloco não funciona porque?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Lucas! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

A atribuição de uma variável dentro de um teste de condição de um loop funciona atribuindo um valor à variável que é usado como parte do teste de condição do loop. O teste de condição é avaliado com base nesse valor.

O que acontece no código é que a expressão (temp = regex.exec(texto)) atribui o resultado da expressão regex.exec(texto) à variável temp. A função exec() da expressão regular retorna o próximo match correspondente ao padrão especificado na regex.

A atribuição (temp = regex.exec(texto)) retorna o valor atribuído à variável temp. Se a expressão regex.exec(texto) não encontrar um match, ela retorna null, o que encerra o loop.

Portanto, a atribuição de temp = regex.exec(texto) ocorre dentro dos parênteses do while, permitindo que o resultado seja comparado com null para determinar se o loop deve continuar ou não.

Se a atribuição temp = regex.exec(texto) fosse movida para dentro do bloco do while, isso resultaria em um comportamento diferente. A cada iteração do loop, a variável temp seria redefinida e receberia o próximo match da expressão regular. No entanto, a condição do while não estaria verificando o valor de temp atualizado e, portanto, o loop seria executado indefinidamente.

Ao colocar a atribuição dentro dos parênteses do while, a condição do loop verifica o resultado da atribuição atualizada e garante que o loop seja encerrado quando temp for null, ou seja, quando não houver mais correspondências na string de texto.

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software