2
respostas

De um docker-compose centralizado para um Cluster Kubernetes

Supondo que eu tenha todos os contêiners envolvidos na minha aplicação orquestrados em um docker-compose envolvendo um mongo, um postgres, um ws em Spring e um front em Angular nesse ambiente que consigo subir localmente, quais seriam os passos para migrar isso para um ambiente Kubernetes, digo em relação a ordem e forma de definição dos arquivos YAML e qual tipo de componente usar para cada caso O exemplo que uso como prova de conceito é esse https://raw.githubusercontent.com/RenanFR/opinionatedWS/master/docker-compose.yaml

2 respostas

Estou partindo da criação de um StatefulSet para meu banco e seguindo os passos do curso, o único problema que tive é que desejo usar meu diretório local do postgres como volume mas não consigo mapear, ao executar o container as tabelas não estão lá refletindo as que tenho localmente

          volumeMounts:
            - name: volume-pgdb
              mountPath: /var/lib/postgresql/data
      volumes:
       - name: volume-pgdb
         hostPath:
           path: /data       
         persistentVolumeClaim:
           claimName: pg-volume-claim

Tentei fazer da forma acima sendo que a ideia é que ao executar o container eu tenha as tabelas e registros que tenho local e pelo que pesquisei o postgres armazena tudo nesse diretório data na máquina local, sendo assim imaginei que o volume refletiria os dados no container mas isso não acontece Qual a melhor forma de fazer isso

Oi Jefferson, tudo bem? Não sei se entendi bem, você quer mapear o volume do container do Docker para o volume do Statefulset do Kubernetes, é isso mesmo?

As demais pontas você conseguiu fazer? O Front, o Spring, tudo certinho?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software