Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

CV

A transição de carreira é um processo que vai muito além de simplesmente mudar de área ou de profissão. É uma jornada de autoconhecimento, ressignificação de habilidades e construção de uma nova identidade profissional. No caso de Júlia, que está migrando da enfermagem para a tecnologia, essa mudança não se resume a aprender novas habilidades técnicas, como programação ou desenvolvimento de sistemas. É também sobre como ela pode levar consigo tudo o que aprendeu na área da saúde — como trabalho em equipe, resolução de problemas sob pressão e empatia — e aplicá-lo em um novo contexto.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O portfólio surge como uma ferramenta poderosa nessa jornada. Ele não é apenas uma coleção de projetos ou conquistas, mas uma narrativa visual daquilo que somos capazes de fazer e do valor que podemos agregar. Para Júlia, o portfólio é a ponte que conecta sua experiência em enfermagem com sua nova aspiração em tecnologia. Ele mostra ao mundo que, embora ela esteja em transição, já possui habilidades valiosas que podem ser transferidas e adaptadas.

2 respostas
solução!

No entanto, construir um portfólio não é apenas sobre mostrar resultados; é também sobre refletir. Refletir sobre quem somos, o que queremos e como podemos contribuir para o mundo. É um exercício de olhar para trás e reconhecer as conquistas, mas também de olhar para frente e visualizar o futuro que desejamos criar. Para Júlia, isso significa reconhecer que sua experiência em cuidar de pessoas e gerenciar equipes pode ser tão valiosa quanto seu conhecimento técnico em programação.

A aula também nos lembra que a transição de carreira não é um processo linear. É preciso paciência, persistência e, acima de tudo, autenticidade. Júlia não precisa abandonar quem ela é para se tornar quem ela deseja ser. Pelo contrário, ela pode integrar suas duas identidades — a enfermeira e a desenvolvedora — em uma única narrativa coesa e poderosa.

Por fim, a construção do portfólio e a atualização do currículo são apenas o começo. O verdadeiro desafio está em comunicar essa transição de forma clara e convincente, tanto para si mesma quanto para os outros. É sobre encontrar a confiança para dizer: "Eu sou Júlia, e embora minha jornada tenha começado na enfermagem, estou pronta para contribuir de novas maneiras no mundo da tecnologia."

Essa reflexão me faz pensar que, independentemente da área para a qual estamos migrando, o mais importante é manter viva a chama da curiosidade e da vontade de aprender. Afinal, como a própria Júlia está mostrando, nunca é tarde para reinventar-se e buscar novos horizontes.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade