Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criar uma subcoluna dentro de uma coluna MySQL

Glr tenho uma dúvida! Estou criando a API do curso em meus modelos, porém dentro de uma das colunas de minha API (que está escrita em JSON para envio no MySQL) tem outra "subcoluna" com valores como abaixo:

{
          "id": 1,
          "titulo": "Pensamentos",
          "resumo": "Etc... Etc.. Etc..",

"editoraImagens": [
            { 
              "id": 1, 
              "nome": "Perspectiva", 
              "htmlId": "editora-1",
              "src": "/src/assets/wallpaper.jpeg"
            },
            {
              "id": 2, 
              "nome": "Boitempo", 
              "htmlId": "editora-2",
              "src": "/src/assets/blaisePascal.jpeg"
            }
          ],
          "editorasInfos": [
            {
              "nome": "Perspectiva",
              "ano": "2018",
              "genero": ["Geometria", "Filosofia"],
              "traducao": ["Português", "Francês", "Inglês"]
            },
            {
              "nome": "Boitempo",
              "ano": "1999",
              "genero": ["Matemática", "Filosofia"],
              "traducao": ["Árabe", "Francês"]
            }
          ]
        },

Queria saber se é possível eu criar esta formatação no MySQL ou eu precisaria criar uma TABLE para cada uma dessas informações (EditorasImagens e EditorasInfo) ?

Se não for o caminho no MySQL eu poderia usar que outra ferramenta para criar estes servidores, JSON Server? Se não for possível fazer isto com MySQL vou seguir a aula criando logins

Att

4 respostas

Bom dia André, espero que esteja bem.

Então, uma formatação da forma como você descreveu não é possível de forma trivial como você gostaria em MySQL, então como você mesmo disse poderiam ser resolvido utilizando as duas TABLES.

O JSON Server é uma ótima alternativa para pequenos servidores e testes, caso você considere as limitações impostas por utilizar essa solução.

Caso queira algo nessa linha e que seja mais robusto recomendo procurar pelos chamados bancos de dados NoSQL, que são bancos de dados não relacionais e alguns deles já retornam no formato JSON nativamente.

Temos diversos cursos no assunto e vou deixar aqui a recomendação do curso de MongoDB: Uma alternativa aos bancos relacionais tradicionais, que é um banco não relacional.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oh João beleza? Vou procurar este curso sim! Você me recomendaria focar em bancos NoSQL ao invés do SQL? Estou começando a desenvolver em Node.js e queria saber o que focar (visto que já tive um impasse quanto ao MySQL)

Abraços

solução!

Opa André, tudo tranquilo

Olha, é uma resposta que nem sempre é bacana ouvir: depende.

Cada tipo de banco de dados tem seus pontos fortes e fracos: facilidade de desenvolvimento, complexidade, performance, portabilidade e muitos outros quesitos. Tipos diferentes de problemas requerem soluções diferentes.

Eu recomendo você estudar um pouco e pelo menos conhecer os dois tipos e se habituar com as diferenças. O próprio curso de MongoDB explica isso nas primeiras aulas. Então conheça ambos e depois disso veja qual que resolve melhor os seus problemas e se aprofunde nele.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oh valeu demais chefe! Eu vou aprender ambos então. Vou começar com SQL pq eu realmente gostei da linguagem e depois entro no NoSQL (mas vou fazer o curso do MongoDB para pelo menos ter noção do que é)! Valeuzao