//Todas as variaveis que são referentes a bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamBolinha = 18;
// Variaveis referentes ao tamanho e velocidade da bolinha
let raio = diamBolinha / 2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// Função Canvas que delimita o espaço total do jogo
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
// Função Principal onde armazena a cor do fundo do jogo e todas as outras funções.
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
}
// Funções que organizam o restante do código
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha ,diamBolinha);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}