2
respostas

Crenças limitadoras: armadilhas

É provável que estejamos mergulhados em um mar de crenças limitadoras, mas se conseguirmos refletir sobre quais são elas e o mal que nos causam, sendo que as mesmas representam fraquezas nossas, acredito que seja possível diminuir a ação dessas crenças sobre nós. É provável também que ajudas sejam necessárias para identificar tais crenças e, neste sentido, recursos precisarão ser gastos. Logo, como vivemos em um mundo bastante desigual, onde nem todos tem tantos recursos parar gastar e potencializar a própria vida, vejo em fóruns como esse uma chance de pelo menos poder desabafar um pouco. As oportunidades de atrelar um estudo a algo reflexivo não são muitas, sabem? Em especial na área de TI que costuma ter um caráter mais behaviorista, tecnicista, onde apenas o fazer e o executar é o que importa para alguns. Então, agradeço por abordarem tal temática aqui.

2 respostas

Estava hoje mesmo pensando em o quanto conhecer sobre novas áreas nos ajuda a romper com as crenças limitantes. Porque no nosso "mundinho" temos a tendência de achar que sabemos tudo. Quando decidimos aprender algo novo é como se entrássemos em um 'universo paralelo" que exige de nós um pensamento mais flexível. Penso que esta é a melhor estratégia para romper com uma mentalidade enrijecida.

Faz sentido?

Faz sentindo sim, Nathalia. Penso que o remédio para a mentalidade enrijecida é a busca por mais entendimento e não por verdades absolutas. No tocante aos estudos, uma formação continuada, o estar em contato com livros, escolas como a Alura e a academia, tudo isso acaba por atuar para uma maior flexibilidade em nós mesmos e melhora. Inclusive a PUC está ofertando no presente momento um minicurso gratuito que fala sobre. Este aqui: https://mkt.pucrs.br/cursogratuitomentalidade. Vê só se te agrada :)