Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Correção sobre o tamanho dos times.

Segundo o Scrum Guide, o número mínimo de 3 e máximo de 9 integrantes é somente para o time de desenvolvimento. O Product Owner (P.O.) e o Scrum Master (S.M.) não entram nessa conta a menos que eles desenvolvam algum trabalho do backlog da sprint.

Ou seja, segundo o Scrum Guide, o time Scrum poderia ser de no mínimo 3 e no máximo 11. Sendo o ideal o mínimo 5 e máximo de 11. Tendo time de desenvolvimento de 3 a 9 integrantes mais o P.O. e S.M.

3 respostas

Já trabalhei em um projeto onde éramos 10, e realmente achei o time um pouco inchado. As reuniões eram demoradas e a equipe não tinha uma sinergia para atuação em conjunto. Para reduzir esses problemas, devemos diminuir a quantidade de membros da equipe mantendo ela enxuta, ou montar uma equipe com a mesma quantidade, porém com personalidades similares para se integrarem melhor?

Perfeito, fizemos a correção do vídeo mas acredito que não tenha sido incorporada. Faz tempo, foi na gravação mesmo.

Obrigado pelo toque!

solução!

Segundo o Scrum Guide, o número mínimo de 3 e máximo de 9 integrantes é somente para o time de desenvolvimento. Porém o tamanho ótimo de um time de desenvolvimento seria de 7 mais ou menos 2, ou seja, de 5 á 9 integrantes sem o P.O e S.M.

Com a quantidade superior de 9 integrantes, já existe uma perda de comunicação, de troca de informação, deixando assim as reuniões e estativas mais complexas.

Scrum dos Scrums ou Scrum of Scrums é um técnica ágil para grandes equipes.

O Scrum sugere como eficiente a formação de times pequenos, então a partir dessa afirmação muitos acreditam que o Scrum só funciona para times pequenos e que times grandes não podem usá-lo.

Contudo, não só podemos como devem. Para isso basta dividir o tal time grande em times menores respeitando o tamanho sugerido pelo Scrum. Desta forma evitando problemas como:

  • Reuniões diárias extensas;
  • Reuniões de planejamento extensas e cansativas;
  • Muitos itens para revisar no final, estendendo também a reunião de revisão e podendo gerar falhas ou revisões superficiais para que o tempo seja mais curto;
  • Aumento do risco de conflitos de relacionamento, perda de informações e aumento da complexidade na comunicação envolvida;
  • Quadros de tarefas ou Kanban muito grandes;

Outros problemas ainda podem surgir: como manter a comunicação entre esses times. Como o PO e o Scrummaster darão conta de tantas pessoas?

A primeira coisa a fazer é realmente criar Times Scrum completos, com seus próprios Scrummasters e POs, com cada time atendendo às necessidades delimitadas pelo seu PO e sendo guiados e orientados pelo próprio Scrummaster.

Com essa estrutura é que surge a necessidade do Scrum of Scrums, que é um encontro dos Scrummasters de cada um dos times para comunicar todas as realizações de seus time no último período e que cada um dos times pretende fazer no próximo período, além de alinhar problemas e possíveis impedimentos que podem inclusive ultrapassar as fronteiras entre os times.

Desta forma, para guiar e orientar os trabalhos entre as equipes e principalmente resolver conflitos e problemas entre elas ou que possam causar riscos é sugestivo a criação de cagos como: Líder de Equipe de Scrummasters é um Scrummaster dos Scrummasters e o dos POs é um PO dos POs, ou talvez o mais sênior de cada um dos grupos.

Sugiro a leitura do livro: Scrum e Agile em Projetos Guia Completo.

Grande Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software