A metáfora do Muro de Aprendizagem é bem interessante, pois ela associa os tijolos desse muro com os blocos de conhecimentos e a argamassa ao processo de ligação do conhecimento de cada bloco desse, fortalecendo a ideia do Modo Difuso, porém essa metáfora se aplica muito bem quando estamos "livres" para aprender um determinado conteúdo.
Fico me perguntando como aplicar essa metáfora em um sistema que não nos dá tempo para ligar cada bloco de conhecimento. Imagine um aluno de um curso superior que está inscrito em 6 disciplinas no semestre. Esse aluno não terá tempo hábil para ligar cada bloco de conhecimento, uma vez que serão muitos blocos a serem sedimentos. Portanto, a meu ver, essa metáfora é muito útil para cursos livres, já para cursos em que há o fator tempo, se torna mais difícil de ser aplicada.
Infelizmente nosso sistema de ensino, mesmo após a reformulação do ensino médio e alguns cursos superiores já adotarem uma visão mais qualitativa, ainda sofre com o vasto número de conteúdo a ser aprendido em um curto período de tempo.