3
respostas

Construindo um Muro de Aprenddizagem

A metáfora do Muro de Aprendizagem é bem interessante, pois ela associa os tijolos desse muro com os blocos de conhecimentos e a argamassa ao processo de ligação do conhecimento de cada bloco desse, fortalecendo a ideia do Modo Difuso, porém essa metáfora se aplica muito bem quando estamos "livres" para aprender um determinado conteúdo.

Fico me perguntando como aplicar essa metáfora em um sistema que não nos dá tempo para ligar cada bloco de conhecimento. Imagine um aluno de um curso superior que está inscrito em 6 disciplinas no semestre. Esse aluno não terá tempo hábil para ligar cada bloco de conhecimento, uma vez que serão muitos blocos a serem sedimentos. Portanto, a meu ver, essa metáfora é muito útil para cursos livres, já para cursos em que há o fator tempo, se torna mais difícil de ser aplicada.

Infelizmente nosso sistema de ensino, mesmo após a reformulação do ensino médio e alguns cursos superiores já adotarem uma visão mais qualitativa, ainda sofre com o vasto número de conteúdo a ser aprendido em um curto período de tempo.

3 respostas

OI Paulo, tudo bem?

Ótima reflexão.

No curso de psicologia (e na pós que fiz em neurociência aplicada a educação), uma das falas mais emblemáticas que me lembro foi quando me disseram: aprendemos aquilo que faz sentido para nós. E quanto mais um encontro/aula for interventivo, mais sentido pode fazer para nós. Então quando preciso aprender algo, inclusive aquela disciplina que não conversa muito comigo, sempre me questiono o porquê estou ali e o quanto aquele contéudo pode ser útil. Isso trás a minha consciência para aquele momento e assim, tento aproveitar mais. Ainda que no final das contas, o que vai valer para a isntituição é se tirei nota suficiente para seguir no curso, mas do meu lado, tento pensar nesse sentido. =)

Gostei da resposta Priscilla. É como já comentei por aqui "nenhum conhecimento é perdido", por mais desconectado esteja naquele momento com seu estado de espírito, algum dia, ele vai útil. O que atrapalha mesmo no nosso modelo de ensino é a não maturação do conteúdo. :D

Opa, valeu Paulo.

Concodo contigo, o método de avaliação não juda, ele foca no quantitativo, e a gente no quali, ai dá tensão entre essas forças. =)