Quer dizer que a revisão é algo que salva nossa retenção de conteúdo? Que maravilha confirmar isso através de autores que estudaram à fundo sobre o assunto.
Gostei de saber! A aula também diz que, se combinarmos a técnica cramming, bombardeando informações sobre o objeto de estudo fica mais fácil não perder as informações. Diria também que, talvez adicionar, responder exercícios, compor fichamentos e resumos que possam ser lidos depois, também pode nos ajudar mantermos o aprendizado funcionando e refletirmos sobre o conteúdo. O vídeo também explica que manter-se constante na rotina de estudos (prática distribuída) é algo extremante positivo para não esquecer o que se aprende. Se temos um livro muito longo que lemos há 10 anos atrás e por acaso fôssemos convidados para dar uma aula sobre ele, não seria mais fácil recorrer a um resumo próprio, que nos ajudaria a lembrar dos principais pontos importantes em cada página? Geraria uma economia de tempo e poderia inclusive investir para pesquisar tópicos que fizessem sentido correlacionar, caso houvessem. Situação hipotética em defesa dos resumos, assim como foi explicado na aula sobre o "como podemos aprender sem esquecer", gostaria de lembrar também que cuidar da alimentação e do sono, alinhados a uma rotina de exercícios físicos ajuda na memória e manutenção de uma mente fresca, para que a memória continue a aprender. Recomendo um título de um livro chamado a recuperação da mémória Resultado de todas essas técnicas em conjunto certamente é cristalizar o conhecimento.
Pessoalmente eu utilizo mais a prática distribuída, devido ao fato de estudar assuntos diversos ao mesmo tempo, é o que facilita o registro.