2
respostas

Conflito com artigo lido.

Boa noite, No artigo "https://www.educationnext.org/stubborn-myth-learning-styles-state-teacher-license-prep-materials-debunked-theory/" É dito que não há evidencias para os formatos de aprendizagem defendidos no vídeo 6 da aula 03 do curso: "Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento" Haveria um link para o material usado como base para elaboração do vídeo? Tal como as referências bibliográficas que colocamos nos trabalhos da faculdade. Assim poderiamos confrontar os dados de origem do curso.

2 respostas

Oi, Helton. Creio que seja a explicação da pirâmide com esse trechinho aqui "William Glasser elaborou uma pirâmide que nos exibe qual a porcentagem de aproveitamento que temos em diferentes modais. Por isso é importante que combinemos experiências para otimizar nosso aprendizado" a fonte de referência do conteúdo. A professora diz no início do vídeo que pode ser que funcione contigo e pode ser que não. Eu aprendo vendo e fazendo. Só ouvindo não absorvo quase nada se for conteúdo que desconheço, não consigo focar, associar... Aprendo melhor quando tem exemplos práticos de situações cotidianas. O exemplo começa e já fico 100% focada, depois faço todas as associações possíveis. Também gosto muito dos mapas mentais e passo tudo pro caderno, pra fazer revisões. Então, pra mim a pirâmide não representa uma verdade absoluta, mas serve de referência para meu estilo de aprendizagem.

Qual sua forma de aprender? Você tem outras técnicas para compartilhar? Ou alguma da pirâmide que melhor representa seu estilo de aprendizagem? É sempre bom conhecermos novas formas de aprender e absorver o que foi estudado. Bons estudos!

Olá Camila! O que eu li a respeito diz que tipos de aprendizado são uma falácia. Gostaria de saber a publicação de origem para poder contrapor e julgar qual teria o melhor embasamento científico. William Glasser escreveu vários livros, seria bom saber de onde veio o material para a elaboração da aula. Grato pela resposta.